Bitcoin atinge a baixa de uma semana com a alta dos rendimentos nos EUA

As criptomoedas despencaram na segunda-feira, com o bitcoin caindo mais de 12%, para uma baixa de uma semana, à medida que o aumento dos rendimentos dos títulos dos EUA elevou o dólar amplamente e prejudicou outros ativos seguros que não pagam receita.

O Bitcoin caiu até $ 33.447, seu menor valor desde 6 de janeiro. Ethereum, que frequentemente se move em conjunto com o bitcoin, caiu até 20%, para uma baixa de uma semana de $ 1.007,51.

As quedas são muito maiores do que a queda de 1% que levou os preços do ouro a uma baixa de um mês, mas refletem uma recuperação mais ampla do dólar contra as principais moedas fiduciárias, já que a perspectiva de taxas de juros mais altas dos EUA tempera as apostas populares em relação ao dólar. [FRX /]

“É apenas outra maneira de expressar uma visão do dólar”, disse Chris Weston, chefe de pesquisa da corretora Pepperstone em Melbourne.

“Eu sei que é uma jogada macro também, mas acho que o ouro e o bitcoin foram usados ​​em uma capacidade bastante semelhante”, disse ele.

As perdas diminuíram um pouco na hora do almoço na Ásia, colocando o bitcoin em $ 35.192 - cerca de 16% abaixo do pico recorde de $ 42.000 que a criptomoeda mais popular do mundo atingiu na semana passada.

Se sustentada, a queda seria a terceira sessão consecutiva de perdas desde aquela alta, o que representou um ganho de quase 1.000% a partir da baixa de um ano de $ 3.850 que o bitcoin atingiu em março passado.

O interesse pelo bitcoin tem aumentado à medida que os investidores institucionais começaram a comprar pesadamente, vendo-o tanto como uma proteção contra a inflação quanto como exposto a ganhos caso fosse mais amplamente adotado como moeda digital.

Os estrategistas da J.P.Morgan escreveram em 5 de janeiro que o bitcoin emergiu como rival do ouro e pode ser negociado por até US $ 146.000 se for estabelecido como um ativo porto-seguro.