Chefe do banco Santander em Portugal torna-se a segunda fatalidade do país Covid-19

Homenagens foram derramadas para António Vieira Monteiro, 73 anos, presidente do banco Santander em Portugal, que perdeu sua batalha pela vida em Lisboa ontem, tornando-se a segunda fatalidade do país devido ao Covid-19.

Monteiro estava em quarentena desde o início do mês, depois de ter sido infectado pelo vírus durante as férias na Itália durante o feriado do Carnaval.

Na última semana, quando sua condição piorou, ele estava na enfermaria de terapia intensiva do Curry Cabral, em Lisboa, um dos hospitais da linha de frente equipados para lidar com a pandemia.

A filha e os netos de Monteiro estão igualmente infectados - e, portanto, não poderão comparecer ao seu funeral.

Escreveu ontem a presidente do Santander, Ana Botim: “No início desta manhã, perdemos um grande líder, profissional e querido amigo. Antonio era apaixonado pela vida e pelo seu trabalho, e pelo Presidente do Santander Portugal. Até recentemente, nosso CEO, ele se juntou a nós há 20 anos e faz parte da minha equipe desde o início.

Hoje de manhã, quando conversei com Pedro Castro e Almeida, nosso CEO em Portugal e mais tarde com Rita, filha de António, senti pessoalmente a verdadeira dimensão dessa crise. Rita não poderá comparecer ao funeral, pois ela mesma tem o COVID-19. Meus colegas e eu - apesar de saudáveis ​​- também não conseguiremos fazer isso.

Quero contar a todos da família estendida do Santander e além, a todas as comunidades, CEOs e governos, que trabalhem juntos para salvar vidas e salvar os empregos que podem ajudar a salvar vidas. Vamos cada um de nós contribuir com o que somos melhores e esquecer ideologias e partidos políticos. Somos uma família global. Trabalhando juntos, podemos resolver isso mais rapidamente e recuperar mais rapidamente ”.

Inúmeros outros grandes nomes do setor bancário registraram sua tristeza e condolências.

Vieira Monteiro teve uma carreira longa e “brilhante”, na qual enfrentou “muitas crises” e venceu. Nuno Amado, presidente do banco BCP, disse ontem ao Observador que seu ex-colega era “um dos melhores que o país tinha” parte de “uma geração muito, muito competente”.

António Horta Osório, chefe de operações bancárias do Lloyds Banking Group em Londres, disse que soube da morte do homem com quem trabalhou por mais de uma década no passado com “enorme tristeza”.

“António era um homem com uma personalidade muito forte, uma enorme experiência no setor bancário, particularmente relacionado ao Crédito e Negócios. Ele desempenhou seu papel no Conselho do Santander de maneira exemplar, contribuindo para a afirmação e o crescimento saudável do Santander Totta em Portugal ”, afirmou.

Como as autoridades de saúde enfatizaram, toda morte é uma tragédia - e tristemente haverá mais por vir.