DJIA x S&P500 x NASDAQ

Olá pessoal. Estou interessado em investir no mercado de ações Americano, não sei ainda se montando uma carteira própria ou através de um fundo de investimento. Em relação a esses três índices qual as principais diferenças entre eles e qual dele é mais indicado para acompanhar meus investimentos. independentemente de investir por conta própria ou através de um fundo irei optar por um portfólio amplo e diversificado.

Jonas há diferenças consideráveis entre cada um destes índices. Como você pretende montar um portfólio amplo e diversificado acredito que a melhor escolha seja o S&P 500 ele é, na minha opinião, o mais confiável, pois é bem mais amplo e diversificado do que o DJIA que é calculado com base em 30 companhias americanas que representam apenas 25% do mercado Americano. Para você ter um ideia as ações da Mcdonalds representam algo em torno dos 5% do valor do índice. Caso você monte uma carteira com muitos ações de empresas voltadas a tecnologia então você deve acompanhar também o índice Nasdaq.

Obrigado Rafa. A sua resposta deixo claro para mim que a melhor escolha e acompanhar o S&P 500, mas estou bastante interessado em investir em ações de empresas de energia renováveis, você sabe me dizer se a nasdaq cobre este tipo de empresas? Também quero investir em alguns setores espeificos, Há indicadores espécificos semelhantes ao do IBovespa como o IEEX, INDX, IMAT e outros?

Olá Jonas. A algum tempo atrás eu me fiz as mesmas perguntas com relação ao índices espécificos. Há sim índices mais específicos a Standard & Poor’s divulga outros índices como o S&P 400 Mid Cap Index, S&P 100 Index, enquanto que a Nasdaq divulga outros índices como o Nasdaq-100 Index.

Olá pessoal. Tudo bem? Eu sempre achei este assunto dos índices muito interessantes. Vejo que muitos investidores os negligenciam e não tem o cuidado de saber detalhadamente o que cada um deles se propõem a medir. Jonas eu concordo com o Rafael, realmente o S&P 500 é uma excelente opção. O calculo do valor de marcado de cada companhia feito pela S&P é muito apurado e a metodologia deles como um todo é muito apurada. Na minha opinião você pode pode também considerar o Wilshire 5000, embora ele tenha uma metodologia bem parecida com o da S&P 500, ele cobre um número muito maior de companhias.

Jonas quanto a dúvida de se a Nasdaq cobre empresas do setor de energia renováveis eu não saberia lhe dizer. O que eu sei é que o foco deles está nos seguintes setores: industria, transporte, comunicação, computação, biotecnologia e empresas com perspectiva de rápida expansão. Eu sugiro que você consulte no site da Nasdaq para ver se as empresas das quais você está pensando em comprar ações fazem parte do índice.