Dólar dá uma respirada, mas fecha semana em queda; mercado tenta adivinhar futuro dos juros em meio à guerra no Irã

Pois é, o dólar até tentou esboçar uma reação na sexta, mas fechou a semana no vermelho. O índice DXY, que mede a moeda americana contra seis principais pares, subiu 0,3% no dia, pra 99,50, mas acumulou queda de 0,9% na semana. Ou seja, os investidores ainda estão tentando decifrar pra onde vão os juros nos EUA com esse cenário de guerra no Oriente Médio.

No câmbio, o euro (EUR/USD) caiu 0,2% pra 1,1570, e a libra (GBP/USD) recuou 0,7% pra 1,3338, mas ambas ainda devem fechar a semana com ganhos. Já o iene (USD/JPY) disparou 0,9% pra 159,21. O que tá mexendo com tudo isso? O petróleo, claro. Com os ataques a infraestrutura de energia no Golfo e o fechamento de uma rota marítimaimportante, o barril subiu forte, e o mercado já começa a apostar que os bancos centrais podem ter que pensar em subir juros de novo pra conter a inflação.

Desde o fim de fevereiro, quando a guerra começou de fato, o pessoal tem comprado dólar como proteção. Mas essa semana o Fed resolveu deixar os juros como estavam, citando justamente a incerteza em relação ao conflito (leia-se: a operação conjunta EUA-Israel contra o Irã). Só que, ao mesmo tempo, mantiveram as projeções de cortes de juros ainda este ano. No fim, ninguém sabe direito o que esperar.

Resumo da ópera: petróleo subindo, Fed prometendo cortar, guerra no meio do caminho. O resultado é um dólar que não sobe nem desce com convicção.

Então o Fed fala em cortar juros, mas o petróleo dispara por causa de guerra no Golfo. Inflação de novo batendo na porta e eles ainda acham que vão reduzir a taxa. Isso aí é receita pro dólar desabar de novo ou pra inflação corroer qualquer corte. Meu hedge tá mais confuso que meu relacionamento.

DXY em 99,50, mas com gap semanal de 0,9%. Gráfico tá pedindo um pullback faz tempo. A pergunta é se esse movimento do petróleo vai forçar o Fed a mudar o discurso. Pessoal tá muito complacente com os cortes ainda. Se o barril passar de US$ 120, esses 0,3% de alta do dólar viramos piada.

Alguém me explica como o EUR/USD cai no dia mas sobe na semana? É tipo meu treino: perco peso na semana, mas no fim de semana ganho tudo de novo. Mercado tá completamente esquizofrênico.