Informações sobre commodities - Café

Olá. Criei este tópico visando fomentar discussão sobre uma commoditie especifica, embora todo o tipo de informação seja bem vinda, sugiro que este tópico tenha como um dos focos fornecer informações sobre características do mercado de uma commoditie especifica e os principais fatores que influenciam no seu preço. Grato de antemão por toda a contribuição.

Giovan. Parabéns pela inciativa. O café é uma commoditie bem interessante para se investir, embora não haja o volume tão grande de negociações quanto outras commodities, há cada vez mais interesse neste ativo. E em alguns mercados especulativos, como as opções binárias, a liquidez real do ativo tem pouco importância. Outra boa opção é investir em Futures, uma prova da liquidez do café são alguns importantes mercados em que ele é negociado como:

  • BM&F
  • Intercontinental Exchange (ICE),
  • Kansai Commodities Exchange (KEX),
  • Multi Commodity Exchange (MCX)

Uma dica para quem pensa em investir neste mercado é ficar atendo aos meses em que os contratos vencem, neste meses o mercado está mais aquecido e há mais oportunidade de ganhos tendo em vista que os preços tentem a sofrer maior variação. Os meses são Março, Maio, Julho e Setembro.

Alguém sabe me informar quais países são os maiores produtores de café? Eu sei que o Brasil é um dos maiores ou o maior produtor mundial, mas que outros países são importantes neste mercado? E até que ponto estes países tem relevância nos preços praticados pelo mercado?

Valeu Jonas, suas informação são bem úteis. E quanto aos tipos de café, são muitos tipos? De que forma ele tem relevância nos indicadores?

São basicamente dois tipos o Arábica, de maior valor, e o Robusta. O primeiro é mais cultivado na América Latina, enquanto o segundo é produzido nos países Asiáticos. No caso do Arábica uma boa fonte de indicadoras são as operação do BM&F da Bovespa, enquanto que o Robusta tem forte relação com os indicadores de bolsas asiáticas. É importe saber se o seu ativo tem relação com um ou outro tipo de café. Caso o ativo em que você esteja investido tenha relação com o Robusta, não exite em ficar de olho em indicadores de grandes companhias como Kraft, Nestlé, Sara Lee e algumas outras. Elas são grandes compradores de café Robusta.

Olá Alan. O Brasil é um grande player neste mercado e acompanhar informações sobre as safras e os indicadores macroeconômicos Brasileiros é fundamental. Outros grandes produtores são o Vietnam, cujo a produção é cerca de duas vezes menor que o Brasil, e Colômbia e Indonésia. Cada país tem uma produção majoritária de um tipo de café. É muito importante saber se o ativo que você está investido diz respeito a um tipo específico, pois conforme for os indicadores de um ou outro país tem mais relevância.

Olá. Não tenho nenhuma experiência com commodities, olhei alguns indicadores e penso em talvez no futuro investir em commodities atra’ves do mercado de Futures. Como sou leigo gostaria de saber o que significa KC14Z @ 189.10 quando fui consultar a cotação do café em alguns sites.

Olá Douglas. Este é um padrão, uma convenção adotada pelo mercado de Futuros para divulgar seus preços. Este padrão pode ser visto em outras commodities. No caso do café:

KC - Café
14 - Ano
Z - Mês
189.10 - preço por libra, convertendo você tem $1.891 por libra