Informações sobre commodities - Gado

Olá. Criei este tópico visando fomentar discussão sobre uma commoditie especifica, embora todo o tipo de informação seja bem vinda, sugiro que este tópico tenha como um dos focos fornecer informações sobre características do mercado de uma commoditie especifica e os principais fatores que influenciam no seu preço. Grato de antemão por toda a contribuição.

Está é uma das commodities que eu mais invisto. Os preços são interessantes e o risco de uma desvalorização significativa dos ativos são bem remotos. Todos os meses praticamente há contratos vencendo o que facilita bastante quando vou fazer uma programação de investimentos.

Olá Rafa. Você investe neste ativo faz quanto tempo? Você teria alguma sugestão preciosa para dar para quem está apenas começando a pensar em investir nesta commoditie? Eu gosto de entender bastante de um mercado antes de começar a investir nele e estes ativos ligados ao agronegócio, embora interessantes, me deixam com um pé atrás por pura falta de familiaridade com este mercado.

Vitor faz alguns anos já. Eu também não tenho familiaridade com o agronegócios em si mas ao longo dos anos aprendi a acompanhar as notícias mas relevantes para este mercado o que na minha opinião já é mais do que suficiente para se tomar boas decisões de investimento. Dois aspectos tem sido os mais relevante para mim, a indústria de abate, seus movimentos e tendências, e as doenças que podem impactar significativamente no valor dos ativos. No caso do Brasil é sempre importante acompanhar os relatórios da Anvisa sobre as condições fitossanitárias do rebanho.

Obrigado pela resposta Rafa. Além da BM&F quais outras opções existem para investir em Gado?

Há também a bolsa de Chicago (CME). Eu invisto apenas na BM&F, a relevância deste mercado para a economia Brasileira faz com seja muito simples encontrar as informações de que preciso para tomar as melhores decisões de investimento.