Informações sobre commodities - Gás Natural

Olá. Criei este tópico visando fomentar discussão sobre uma commoditie especifica, embora todo o tipo de informação seja bem vinda, sugiro que este tópico tenha como um dos focos fornecer informações sobre características do mercado de uma commoditie especifica e os principais fatores que influenciam no seu preço. Grato de antemão por toda a contribuição.

Olá pessoal. Estou considerando investir em Gás Natural, acredito que ela seja uma das commodities mais promissoras para os próximos anos em decorrência do apelo crescente a fontes de energia mais limpas. Há como investir em Gás Natural através da BM&F da Bovespa? Quais indicadores são relevantes acompanhar quando se investe neste mercado?

Olá Márcio. Parece que a BM&F em uma parceria com o CME Group, responsável pela bolsa de Chicago, possibilita que você invista em Gás Natural. Mas há muitos Brokers que oferecem está possibilidade com custos muitos menores. Infelizmente o Gás Natural ainda não tem relevância acentuada na economia brasileira para se tornar um ativo da BM&F.

Boa tarde. Alguém sabe me informar em quais meses ocorrem vencimento de contratos de Gás? O gás é um ativo com boa liquidez? Grato.

Jonas, é um ativo com uma excelente liquidez. Você não terá qualquer dificuldades na hora de se desfazer dos ativos. Quanto aos contratos não sei muito bem, mas acredito que haja contratos vencendo em praticamente todos os meses. É uma commoditie das mais negociadas, principalmente na bolsas americanas. O uso de gás nos EUA é enorme.

Obrigado pela resposta Fernando. Eu já estou decido a investir, inclusive já escolhe o Broker. Logo, logo inicio os meus investimentos. Estou acompanhando o ativo e esperando uma baixa. Jonas, há vencimentos todos os meses e você realmente não encontra nenhum problema com liquidez. As observações do Ricardo estão todas corretas, vale acrescentar que nos meses de inverno no hemisfério norte costumam ocorrerem altas expressivas.