O Bank of America está oficialmente baixista no Dólar (USD) e acha que os mercados emergentes (EEMEA) vão bombar

Pessoal, vi esse relatório do BofA de ontem (20/ago) e é bem interessante pra quem, como eu, acompanha dólar e mercados emergentes.

A tese principal deles é que o Dólar deve continuar fraco e que isso é uma janela de oportunidade para as moedas e ações de mercados da Europa Oriental, Oriente Médio e África (a tal da região EEMEA).

Previsões do Câmbio:

EUR/USD subindo para 1.20 até o final de 2025.

EUR/USD subindo para 1.25 até o final de 2026.

O motivo? Riscos stagflationários (aquela combinação perigosa de economia parada com inflação alta) nos EUA.

Nas moedas, a visão deles é structurally bullish para EEMEA. As recomendações fortes são ZAR (África do Sul), CZK (Rep. Tcheca), PLN (Polônia) e KZT (Cazaquistão).

No mercado de ações, o ranking de países deles mudou:

Egito se manteve em 1º.

Grécia em 2º.

África do Sul voltou para o top 3.

Hungria caiu do primeiro lugar.

Emirados Árabes (UAE) subiu por causa de expectativas de lucros melhores.

Setor que mais domina o top 20? Financeiro, com 9 empresas. As top 3 ações são Turk Telecom, PKO BP (da Polônia) e Absa (da África do Sul).

Parece que mesmo com o dólar dando uma respirada, os investidores ainda estão mandando dinheiro pra região, mas com mais cautela, esperando ver o que o final do ano traz.

O que acham? Vale a pena caçar uns ETFs da região ou é furada?

Finalmente! Estava esperando um relatório desses. Tenho uma posição boa em ZAR e PLN faz tempo. O carry nessas moedas é uma maravilha com o dólar caindo. Só torcer para a geopolítica não estragar tudo.

Stagflation nos EUA é o cenário mais pesado para o risco. Se concretizar, será que o dinheiro não foge de todo mercado emergente e corre pra safe havens, contradizendo essa previsão? Não estou vendendo meus treasuries tão cedo.

É um ponto excelente. Acho que a aposta deles é que a stagflation seja “moderada” o suficiente para enfraquecer o dólar, mas não tanto a ponto de causar um pânico global generalizado. É uma linha bem tênue.

Alguém mais surpreso com o KZT (Cazaquistão) nessa lista? Um país que vive na sombra da Rússia e da China. Deve ser uma aposta bem spicy. Prefiro ficar com a CZK e a PLN mesmo.