Trump 'confiante' sobre conseguir um acordo comercial com a China

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que está confiante de que os Estados Unidos possam forjar um acordo comercial com a China, mas acrescentou que acha que seu país se sairá bem com ou sem um acordo com a segunda maior economia do mundo. Perguntou se ele ainda estava confiante de que poderia fazer um acordo com a China: “Claro, eu estou confiante, mas se não fizermos um bom negócio para o nosso país, eu não faria um acordo”, disse Trump. Questionado sobre um relatório de que a China não estava otimista sobre um acordo comercial e que uma reunião com o presidente Xi Jinping poderia não acontecer, Trump disse: "Eu não ouvi isso. Eu acho que estamos indo bem … Nós nos daremos muito bem de qualquer maneira, com ou sem um acordo.

Falando na Bloomberg TV, o conselheiro econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, disse que os dois países podem se reunir em breve para continuar a fechar um acordo.
“Pode ser em abril … Fizemos muitos acordos aqui em Washington há duas semanas … Agora ele tem que voltar e limpar o alto escalão do presidente Xi e do Politburo em Pequim … Essa é a chave - não é o momento, nem mesmo o lugar - temos que acertar, por isso é do interesse da América ”, disse Kudlow. As exportações da China caíram mais em três anos em fevereiro, enquanto as importações caíram pelo terceiro mês consecutivo, apontando para uma desaceleração ainda maior na economia e provocando uma “recessão comercial”, apesar de uma série de medidas de apoio.