Análise Técnica x Análise Fundamental

Olá Márcio. Há muitos ferramentas de análise técnica disponíveis e embora muitas delas possam parecer complexas demais e difíceis de dominar, a verdade é que você apenas necessita compreender bem quais são os objetivos de uma ferramenta, o trabalho duro fica por conta das plataformas. Entre os indicadores que mais utilizo estão o OBV, A/D Line e RSI.

Olá Márcio. Há muitos ferramentas de análise técnica disponíveis e embora muitas delas possam parecer complexas demais e difíceis de dominar, a verdade é que você apenas necessita compreender bem quais são os objetivos de uma ferramenta, o trabalho duro fica por conta das plataformas. Entre os indicadores que mais utilizo estão o OBV, A/D Line e RSI.

Olá Fernando. Tenho estudado a análise de Bollinger e feito algumas aplicação em alguns backtesting. Está na sua opnião é uma ferramenta confiável? Você utiliza MACD?

Olá. Eu ainda não estou operando com dinheiro real, mas do que pude observar em minha simulações é que uma sólida formação em análise fundamental e o acompanhar diário dos mercados e indicadores ajudam muito na hora te tomar as decisões de investimento. Não tenho muita familiaridade com análise técnica, mas venho estudado a respeito moving average. Apesar deste ser uma dos indicadores técnicos mais simples, ele tem me ajudado.

Olá Márcio e Douglas. Para mim uma sólida formação em análise fundamental não é suficiente para ter uma bom retorno em Forex. Desde que iniciei no Forex venho trabalhando duro para aumentar meus conhecimentos em análise técnica e vejo este esforço como uma dos principais pilares dos bons resultados que tenho tido em meus investimentos. Compreender o moving average (SMA e WMA), o indicar MACD, Elliot wave e outros. Como você faz com as taxas de Rollover Márcio?

Rafa este é um dos motivos que tem me levado a estudar análise técnica, pois tenho gasto muito com rollover. Embora a análise técnica me ajude bastante, eu percebo que ela não é a melhor ferramenta quando se quer operar day-trade. Muitas vezes tenho que fazer rollover alguns dias seguidos para alcançar meus objetivos, mas isto acaba acarretando em custos maiores. O que é MACD?

Oi Márcio. MACD é um acrônimo para Moving Average Convergence / Divergence. Com está ferramenta fica mais fácil monitorar a melhor hora tanto para compra e venda de ativos quanto para subcompra e subvenda. Apesar de ser um indicador antigo dentro da análise técnica, serve tanto para aprendizado quanto para auxiliar decisões de investimento, só tenha cuidado por que a MACD não é uma boa ferramenta para prever movimentos bruscos de mercado.

Eu utilizo apenas análise fundamental em meus investimentos, pois faço poucas operações day-trade e tenho observado que uma sólido conhecimento de indicadores macroeconômicos e uma estratégia de investimento a longo prazo são suficientes para alcançar ganhos consistentes, evitando grandes perdas e dores de cabeça. Quanto ao rollover, na minha opnião, a depender da taxa da corretora não chega a ser um problema. E há no mercado corretoras de Forex que não cobram rollover.

Vitor pode confiar sim. É uma das ferramentas mais interessantes para se medir flutuação de preços, quanto a MACD eu quase não utilizo, para mim existem ferramentas melhores e mais confiáveis.