BTCC fecha 2025 na alta: 11 milhões de usuários e volume de US$ 53 bi em futuros de RWA (Ouro, Tesla, etc.) mesmo com o mercado caindo

Acabei de ver o report do Q4/2025 da BTCC (uma das exchanges mais antigas do mercado) e os números são interessantes. Enquanto o mercado de cripto em geral teve um Q4 fraco, eles cresceram em uma área específica. Resumo:

Usuários: Passaram de 11 milhões registrados globalmente.

Volume total 2025: US$ 775 bilhões (sendo US$ 670 bi em futuros e US$ 105 bi em spot).

Estrela do show: Os futuros tokenizados de RWA (Real-World Assets / Ativos do Mundo Real). Esse produto movimentou US$ 53,1 bilhões no ano, com um Q4 fortíssimo de US$ 22,7 bi.

Evolução trimestral mostra o boom: Q1: US$ 1,2 bi → Q4: US$ 22,7 bi.

Ativos mais negociados no Q4: Ouro, Prata, ações da NVIDIA e Tesla, e Petróleo WTI.

Estratégia: A exchange se diversificou. Enquanto o mercado spot de crypto oscilou, a galera foi negociar contratos de ativos tradicionais (commodities, ações) usando USDT na plataforma deles.

Ferramentas: No Q4, integraram com o TradingView, dando ferramentas de análise profissional pra todos os usuários.

A fala do Product Manager é emblemática: eles dizem que a aposta em RWA foi “visionária” e que conseguiram crescer justo num período de mercado desfavorável.

É isso que separa exchange que sobrevive da que some: diversificação. Enquanto todo mundo só fica no sobe-e-desce do BTC e ETH, eles criaram um produto útil e que resolve um problema real: acesso a ativos globais sem burocracia de corretora tradicional. Foi uma jogada de mestre. O crescimento trimestral dos RWAs é assustador.

Finalmente! Isso é o futuro. Por que comprar ETF de ouro na bolsa com custódia caríssima se posso operar contrato futuro de ouro tokenizado 24/7 com USDT? A liquidez pode não ser a mesma de uma bolsa de commodities, mas a praticidade é imbatível. Só tenho medo da regulação vir bater nessa porta.

Operei muito NVIDIA e Tesla por lá no Q4. A vantagem é clara: alavancagem, horário flexível (fecha fim de semana não), e não paga corretagem em dólar. O spread ainda é um pouco alto, mas para trades de curto prazo, é viável. A integração com o TradingView foi o que me prendeu de vez.