Carro voador da Embraer (Eve) vai sair do papel? ANAC abre consulta pública e já tão correndo atrás da Europa também! 🚁

Fala, galera! Notícia do mundo da aviação que pode mudar o jeito que a gente se desloca (pelo menos pra quem tem grana, né?). A Eve Air Mobility, aquela filha da Embraer que faz o eVTOL (um helicóptero elétrico com asas), deu dois passos importantes essa semana:

A ANAC (nossa agência de aviação) abriu uma consulta pública até o dia 18 de agosto pra gente opinar sobre os critérios de segurança do bichinho. Eles já tinham publicado um rascunho em novembro de 2024 e agora tão atualizando pra alinhar com as regras internacionais, inclusive as da FAA (os caras dos EUA).

Além da ANAC e da FAA, eles agora pediram pra certificar o negócio na EASA (a agência da União Europeia). Ou seja, tão querendo rodar o mundo inteiro com essa nave.

O CEO, Johann Bordais, falou que é um avanço “constante” no processo. E o presidente da ANAC, Tiago Faierstein, já soltou a braba: disse que Mobilidade Aérea Avançada é prioridade estratégica pro Brasil e que a gente vai ser protagonista nessa história.

Resumo: O “carro voador” (que na real é mais um helicóptero elétrico) tá vindo. Mas será que vai ser que nem o Pix, que funciona bem aqui mas os gringos ficam de mimimi, ou vai ser que nem o nosso transporte público – promessa pra 2030 que nunca chega? Deixem suas opiniões na consulta pública, porque se bobear, a ANAC vai ler. kkkkk

Olha, se tem uma coisa que a Embraer sabe fazer é avião. Se depender da engenharia brasileira, o bicho vai ser um tanque de guerra voador. Agora, sobre a ANAC abrir consulta pública: alguém aqui realmente vai ler o PDF de 500 páginas com os critérios de aeronavegabilidade? Eu vou, mas só pra falar que participei da história kkkkk.

“Mobilidade Aérea Estratégica” = Rico vai pular de heliporto em heliporto enquanto a gente continua no busão lotado. Brincadeiras à parte, que legal ver o Brasil sendo levado a sério nesse mercado. Mas me diz uma coisa: se cair um desse na minha casa, o seguro residencial cobre ou é caso de guerra?

Pega visão: Se isso realmente funcionar, eu vendo meu carro amanhã. Imagina sair de Alphaville pro Itaim Bibi em 5 minutos sem pegar a Castelo Branco? É o sonho. Mas com os impostos desse país, o valor do eVTOL vai ser o preço de um apartamento na Faria Lima, e a hora de voo vai custar mais que um aluguel. Vai ficar pra elite, mas pelo menos a tecnologia é nossa!