CEO do Credit Suisse vê negócios "indo na direção certa"

As condições de negócios estão melhorando após um começo difícil do ano, disse o executivo-chefe do Credit Suisse, Thomas Gottstein, em uma apresentação divulgada na quarta-feira.

“Essas primeiras indicações que vimos agora nas últimas duas semanas foram realmente bastante promissoras e estão indo na direção certa. Claramente, tivemos muito estresse no sistema na segunda quinzena de março, mas as coisas realmente se acalmaram em abril e continuam bastante robustas em maio e junho ”, afirmou ele em um audiocast para uma conferência do Goldman Sachs.

"Por enquanto, tudo bem. Claramente, esperamos dados econômicos muito ruins para a Europa e os EUA no segundo trimestre, mas no geral, na verdade, se eu falar com meus colegas do lado de bancos corporativos na Suíça, com meus colegas de banco de investimentos, vemos um alto envolvimento com nossos clientes e isso me faz realmente me sinto bastante otimista nas circunstâncias. ”

O aumento da atividade em seus negócios bancários privados foi mais do que compensar uma redução nas receitas recorrentes causada por uma queda no nível de ativos gerenciados, disse Gottstein, acrescentando que os níveis de ativos agora também estão se recuperando.

O segundo maior banco da Suíça também estava vendo um “alto grau” de apetite de seus clientes corporativos em refinanciar-se por meio de ações ou dívidas, disse o diretor financeiro David Mathers, acrescentando que a atividade no mercado de capitais está aumentando em todo o mercado.

Gottstein reiterou o retorno a médio prazo do banco sobre a meta de patrimônio tangível, repetindo comentários feitos em abril de que, para 2020, o banco não poderia se comprometer com sua meta de 10% devido à incerteza em curso.

O banco ainda espera pagar a segunda metade de seus dividendos de 2019 no quarto trimestre e consideraria retomar uma recompra de ações suspensa durante a pandemia de coronavírus depois de ver os resultados financeiros do segundo e terceiro trimestres, disse ele, observando que as decisões sobre ambos foram ainda pendente.