CFD - Qual as semelhanças com ações e futures?

Basicamente gostaria de saber quais são as principais diferenças entre o CFD e outras modalidades de investimentos como ações e futures. Muitas vezes não fica muito claro para mim quais as principais diferenças e muitas todas as modalidades se parecem muito. Qual é para vocês as principais diferenças?

Márcio. Eu não vejo muitas semelhanças com ações, mas com futures vejo que a principal semelhança é o fato de que o ativo que você possui tem um prazo de validade.

O Vitor tem razão, geralmente são cobradas estas taxas, mas é importante pesquisar várias corretoras, pois seu custo pode variar consideravelmente a depender do seu corretor. Algumas não cobram comissões o que pode fazer uma diferença enorme na hora de você finalizar seu investimento.

Vitor, obrigado pela resposta. Eu tenho clareza quanto ao conceito, mas eu não fui muito claro na minha pergunta. Me desculpe. Queria saber em relação ao custo de operação. Eles são similares?

Não tem problema Márcio. Com relação aos custos varia muito de corretora para corretora, mas em geral se assemelham mais aos custos de futures e forex, geralmente há comissões, spread e rollover.