Como criar um um portfólio de investimentos em ETF bem diversificado?

Olá amigos. Estou pensando em fazer uma mudança na minha carteira de investimentos. Uma das minhas prioridades é aumentar os investimentos em ETF. Tenho cerca de 20% de meus investimentos em ETF e tenho conseguido bons rendimentos. Quero aumentar os investimentos em ETF para mais de 50%. Na visão de vocês como montar um portfólio de ETF bem diversificado?

Olá Márcio. Não entendi muito bem o seu interesse em concentrar sua carteira de investimentos em ETF e ainda de forma diversificada, pois o mesmo já é por característica um investimento bem diversificado. Você está buscando segurança ou aumentar a sua rentabilidade?

Oi Ricardo. Eu estou buscando segurança e uma rentabilidade consistente. Tive algumas perdas com ações recentemente o que vez com que o minha carteira de investimentos entrasse no vermelho. Meus investimentos em ETF que amenizaram a situação e por isso quero preorizar este investimento nela. Sei que diversificar meus investimentos em ETF pode parecer paradoxal, mas não quero apenas continuar fazendo mais do mesmo no que diz respeito a ETF. Acho que posso conseguir uma rentabilidade geral maior neste investimento diversificando.

Olá Márcio. Acho que diversificando seus investimentos em ETF você pode muito bem diminuir seus riscos, mas quanto a rentabilidade é muito difícil prever. Acho que uma boa forma de diversificar seus investimentos em ETF seria:

  • Escolher algum nicho como finanças ou saúde e investir em dois ou três ETF’s com características distintas dentro do nicho escolhido.

  • Escolher ETF’s relativos a diferentes mercados. Dos emergentes ao amplamente desenvolvidos.

  • De bastante ênfase a ETF de commodities concentrando uma grande parte do seu portfólio nelas. Caso tenha bastante conhecimento sobre um determinada commoditie como ouro ou algodão, mais lembre-se que investir em apenas uma commoditie aumenta a exposição a volitividade do mercado.

Bons investimentos.

Olá Márcio. Caso você queira correr alguns riscos a mais, tenha em mente a possibilidade de investir em ETF’s de moedas, eles podem aumentar consideravelmente a sua rentabilidade. Outra opção mais arriscada, mas que podem trazer bons rendimentos são ETF’s que seguem nichos bem específicos como o do mercado consumidor Chinês ou ETF’s com ações de companhias dependentes do preço do lítio, por exemplo.

Obrigado pelas respostas. Eu tenho agora maior clareza de como montar o portfólio de ETF.