Como Fatores psicológicos e o stress afetam os investimentos?

Olá pessoal. Resolvi abrir este tópico porque cada vez mais tenho percebido que apenas um amplo conhecimento sobre investimentos e o olhar atento aos movimentos do mercado não são capazes de me tornar um investidor bem sucedido. Venho a cerca de dois anos aprimorando diligentemente meus conhecimentos sobre o mercado de câmbio e commodities, embora tenha alcançado uma boa rentabilidade nestes mercados confesso que estou muito aquém do que almejava quando inicie esse percurso e tive algumas perdas que me causaram muito stress. Gostaria de saber como vocês lidam com estes dois fatores na hora de investir? Sinto que já deixei boas oportunidades passarem em decorrência desses fatores seja por conta do stress que me dificultou enxergar algumas oportunidades óbvias ou pela falta de confiança que me impediu de ir enfrente em alguns momentos.

Olá Alan. Muito bom o seu questionamento isso é algo sobre o qual em reflito com muito frequência e é, sem dúvidas, um dos aspectos mais interessantes sobre o mundo dos investimentos. Eu tenho convicção que um bom preparo psicológico é fundamental para alcançar o sucesso no mundo do investimento. Primeiramente acho que é fundamental estar com a vida bem organizada para que você possa ter tranquilidade na hora de investir. É claro que isso é, muitas vezes difícil, mas bons hábitos como cultivar bons relacionamentos, dormir bem, fazer atividades prazerosas, mesmo que nada tenham a ver com investimentos acabam refletindo nos investimentos. Eles são como que uma preparação para os momentos difíceis seja na vida ou no mundo dos investimentos. É preciso ter clareza também sobre qual o seu perfil de investidor e procurar investimentos que sejam adequados à ele. Se você tem um perfil de investidor conservador realizar investimentos em modalidades muito arriscadas como Forex e Opções Binárias com possibilidade de perda de todo ou mais que todo o capital investido será um fonte de grande stress e mesmo que o alto lucro venha, será que terá valido a pena? É sempre importante respeitar as suas características.