Dólar desaba (um pouquinho) porque finalmente todo mundo cansou de guerra – cessar-fogo no Oriente Médio tira o fôlego do greenback

Quinta-feira, meus colegas de trade. A notícia que balançou o mercado: Israel e Líbano concordaram em negociar diretamente. Isso removeu um dos maiores entraves pro cessar-fogo entre EUA e Irã.

Resultado: o dólar escorregou. O DXY caiu 0,4% e foi pra 98,82. Enquanto isso, a bolsa de Nova York disparou – Dow Jones teve o melhor dia em um ano.

O roteiro foi meio novela:

Terça: EUA e Irã fecham um cessar-fogo de duas semanas, horas antes do ultimato do Trump. Mercado comemora, dólar cai.

Mas aí Israel continua atacando o Hezbollah no Líbano. Irã chora e diz que negociar paz é “irrazoável”. Dólar sobe um cadinho de novo (medo).

Só que ontem, do nada, Netanyahu solta: “O Líbano pediu várias vezes pra conversar, então vamos abrir negociação direta com eles o mais rápido possível.”

Pronto. Mercado voltou a comprar risco, vendeu dólar.

Agora a pergunta que não quer calar: esse cessar-fogo vai durar mais que um café? Ou é só mais um trailer da próxima temporada de guerra?

Dólar caindo porque tão negociando paz? Isso é o mercado comemorando que não vai ter guerra generalizada. Faz sentido. Mas eu duvido que dure até o fim do mês.

O melhor dia do Dow Jones em um ano. Porque paz = empresas felizes. Mas assim que um drone cair no lugar errado, cadê o dólar? Volta na hora.

Tô vendido em DXY desde 100. Finalmente vi a luz no fim do túnel. Só não vendi tudo porque tenho trauma de 2020. Alguém segura minha mão?