Dólar despenca (mais ou menos) porque todo mundo agora acredita na paz entre EUA e Irã — e banqueiros centrais vão fazer a festa

Fala, operadores de sofá e caçadores de loss. Mais um capítulo da novela geopolítica: o dólar tá caindo hoje e caminha pra perda semanal. Motivo? A esperança de um acordo de paz entre Washington e Teerã subiu tanto que os investidores resolveram tirar o dinheiro do cofrinho (safe haven) e sair pra rua comemorar com risco.

O índice DXY, que mede o dólar contra seis moedas fortes, caiu 0,1% pra 99,78 e deve fechar a semana com queda de ~0,3%. Nada dramático, mas já é alguma coisa.

Os dados de inflação (IPC e PPI) dos EUA essa semana vieram meio malucos por causa do petróleo subindo, mas isso nem abalou o clima de festa. E ainda mantém as apostas de que o Fed pode subir juros. Só que, por ora, o que importa é a paz no Oriente Médio.

O que o Trump disse:

Ontem (quinta), ele anunciou que um acordo de paz com o Irã foi aprovado e pode ser assinado já neste fim de semana. Isso abriu o apetite pra risco no mundo todo.

O acordo desbloquearia o Estreito de Hormuz (por onde passa 1/5 do petróleo e gás do mundo) e acabaria com o bloqueio naval dos EUA. Ah, e o Irã “nunca” teria arma nuclear, segundo o presidente.

MAS HOJE de manhã o Trump já reclamou que o Irã está com uma retórica “que não tem nada a ver com a verdade”. A treta? A agência iraniana Mehr News disse que o memorando de entendimento com os EUA incluiria a liberação de fundos iranianos congelados, e que as negociações finais focariam em questões nucleares e econômicas, sem tocar no programa de mísseis do Irã. Ou seja, o diabo mora nos detalhes.

Resumo: dólar caindo na esperança, mas qualquer sinal de que o acordo é furada e o greenback volta com tudo. E semana que vem tem um monte de banco central falando – preparem os cintos.

Todo dia sai um malandro e um otário que acredita em paz no Oriente Médio. Dólar caindo 0,3% na semana não é “despencar”, amigo. É só um espirro. Quando eles começarem a discutir de verdade os mísseis, o DXY voa de novo. Tô comprado em dólar desde 5,70 real.

Comprado a 5,70? Tá maluco? O real tá uma maravilha (contém ironia). Mas respeito a fé. Eu tô vendido em dólar esperando a paz, mas meu stop é 100,10.

Fé eu tenho é no Tucano. Dólar não quebra, real sim. Segura venda aí, depois me conta.