Dólar deve se fortalecer com escalada dos ataques EUA-Israel, mas analistas lembram: "da outra vez subiu e caiu rápido"

Fim de semana quente no Oriente Médio, galera. Enquanto a gente tava preocupado se ia ter carne no churrasco, EUA e Israel resolveram aumentar o sarrafo contra o Irã com uma nova leva de ataques - dessa vez mais pesada, com direito a baixas na liderança iraniana (inclusive o líder supremo Khamenei já era).

O mercado cambial já tá sentindo o cheiro de pólvora. Segundo os analistas, o dólar deve ganhar tração no curto prazo, mas tem um porém: da última vez que isso aconteceu (junho de 2025), a alta foi susto e durou pouco.

O QUE OS ANALISTAS ESTÃO DIZENDO:

:dollar_banknote: Themistoklis Fiotakis (Barclays, Head de FX Research):

“Essa escalada no Irã chega pra turbinar o dólar por dois motivos: petróleo mais caro (cada 10% de alta no óleo adiciona 0,5 a 1% na moeda) e aversão a risco generalizada. É o combo perfeito pro curto prazo.”

:bar_chart: David May (HSBC, estrategista):

“O dólar deve levar vantagem no curto prazo com esse pico de risco geopolítico. Mas tem um detalhe: em junho de 2025, quando teve a guerra com o Irã, o dólar subiu no susto e rapidinho murchou. Na época, a incerteza política doméstica dos EUA minou a confiança na moeda. Se o cenário repetir, pode ser que essa alta atual também não se sustente.”

E aí, cês acham que o dólar segura essa onda ou vai fazer que nem da outra vez: sobe, assusta geral e depois cai de bunda no chão?

Resumo da ópera: dólar sobe, eu vendo minha alma pra comprar, aí cai e eu fico com o rabo entre as pernas. Cena clássica.

Esse ponto do HSBC é crucial. Junho de 2025 foi tenso: dólar disparou com o início do conflito, mas aí veio treta política doméstica e a moeda devolveu tudo. Quem não se lembra daquela novela do debt ceiling? Pois é. História pode se repetir.

Pessoal esquecendo que mataram o LÍDER SUPREMO. Isso não é ataque cirúrgico, é mudança de regime na marra. O Irã não vai aceitar calado. Se tiver retaliação pesada, o dólar pode sim segurar alta por mais tempo. Depende se a treta vai virar guerra regional de verdade.