Mais um dia, mais um capítulo da novela “Dólar Imbatível”. O DXY (índice do dólar) subiu 0,18% hoje, chegando a 101,35, e já acumula alta de ~0,9% no segundo trimestre (com uma chegada forte de ~1,3% só em junho). Resultado: todas as moedas asiáticas foram pro saco coletivamente.
O destaque (negativo) vai para o iene japonês, que está estacionado perto da mínima de 40 ANOS. Isso não é meme, é nível de guerra cambial. Os traders tão todos de olho no Ministério das Finanças do Japão, porque qualquer espirro do iene já faz a galera acreditar que vai rolar intervenção oficial (vender dólar pra segurar a queda). Mas, por enquanto, é só especulação.
E por que o dólar tá esse monstro todo? Dois fatores clássicos:
Dados de emprego dos EUA vieram mais fortes que o esperado – mercado de trabalho aquecido = menos motivos pro Fed cortar juros.
Os yields dos Treasuries (títulos do governo americano) estão subindo – ou seja, o rendimento lá fora tá atraente, e o dinheiro global corre pro Tio Sam.
Pra completar o cenário de caos, aquele impasse em Hormuz (que a gente já falou aqui) continua travado porque o Irã recusou conversas diretas com os EUA no Catar. Então, além do câmbio, o petróleo fica na corda bamba.
O mercado agora tá segurando a respiração pro discurso do presidente do Fed, Kevin Warsh, ainda hoje, e pro relatório de payrolls (empregos) dos EUA que sai amanhã (quinta). Se os números vierem quentes de novo, preparem os coletes porque o dólar pode disparar ainda mais.
Iene a 40 anos… Pqp, eu nem era nascido na última vez que isso aconteceu. O Japão tá numa sinuca de bico: ou intervém e torra bilhões de dólares das reservas (que pode não adiantar de nada), ou deixa o iene despencar e importa inflação em tudo que é produto (já que eles dependem de importar energia e comida). Minha aposta? Vão intervir no susto quando o USD/JPY bater 162, vão ganhar 1 dia de alívio, e depois a tendência volta. É lutar contra o martelo do Fed
Pra mim que tô juntando grana pra viajar pra Tóquio ano que vem, isso é G A I N total! Iene barato = sushi e eletrônicos pela metade do preço. Mas eu sei que pro povo japonês isso é tragédia, porque o custo de vida dispara. É tipo a gente aqui com o real a 6 reais o dólar: maravilhoso pra quem tem renda em dólar, terrível pra quem ganha em moeda local. O lado bom é que vou comprar um PlayStation 6 no lançamento por um preço de banana (se é que eles vão ter estoque kkk).
Galera, foco no que importa: o payroll de amanhã. Se criar mais de 200 mil vagas, o Fed vai ser OBRIGADO a manter os juros lá no alto (ou até subir, quem sabe?). O DXY vai voar pra casa dos 102, e o iene pode quebrar o recorde HISTÓRICO de desvalorização. Aí o BOJ (Banco do Japão) vai ter que entrar com venda de dólar pesada, mas isso é paliativo. E não esqueçam que o mercado de Treasuries tá com os yields subindo, o que puxa o dólar pra cima naturalmente. Resumo: segura o dólar e reza pro real não ir de Vasco junto com o iene.