Dólar na estratosfera (1 ano de alta), iene no chão (40 anos de baixa) e o vance deu o cano no irã. tá todo maluco?

Fala, cambistas de plantão! Se você achou que o mercado de câmbio ia dar uma trégua nessa sexta-feira, senta que a montanha-russa tá solta.

O dólar americano (DXY) resolveu dar aquela esticada e flutuou perto do nível mais forte em UM ANO hoje. O índice marcou ali pelos 100,76 e, durante a madrugada, até testou os 101 pontos. Tá tão forte que tá encaminhando pra sua melhor semana desde 2024. E a culpa? Toda do FED.

Depois da última reunião do FOMC na quarta-feira, a galera já saiu precificando DOIS AUMENTOS DE JUROS até o fim de 2026. Sim, dois! Os analistas do ING soltaram uma nota dizendo que o mercado tá “louco pra precificar esses dois cortes… ops, aumentos” assim que sair qualquer dado forte da economia americana. Eles até acham que a chance de subir juros é superestimada, mas admitem que o dólar vai “curtir a ressaca pós-Fed” por mais um tempinho.

E A GEOPOLÍTICA? (A PARTE MAIS LOUCA)

Até ontem, o dólar tava sendo impulsionado pela guerra no Oriente Médio, porque, né, EUA é exportador de petróleo e se vira bem com o barril lá em cima. MAS a semana trouxe um acordo de paz interino entre EUA e Irã, o que teoricamente TIRA UM POUCO DO ARGUMENTO BULLISH pro dólar.

Só que… HOJE ERA PRA TER REUNIÃO NA SUÍÇA pra dar andamento nesse acordo, e adivinha? CANCELOU! O Vice-Presidente JD Vance (que ia liderar a comitiva americana) simplesmente DESISTIU de viajar pra Genebra, e o Irã também não mandou ninguém.

Amigos, o DXY testando 101 é o FED falando “segura na minha mão e vai”. Eu tô comprado em dólar desde 2024 e tô nadando. O real? Vai ser frito. Se o BC brasileiro não subir os juros pra 15% de novo, USD/BRL vai pra 6,50 fácil. Tô comprando mais Dólar Cash e dormindo tranquilo. :united_states::money_with_wings:

Cara, eu tô com uma viagem pro Japão marcada pra outubro e tô AMANDO esse iene desvalorizado. Comer um ramen lá vai sair mais barato que um dogão aqui em SP. Mas falando sério, pro Japão isso é terrível. Eles importam TUDO. O BoJ (Banco do Japão) vai ter que intervir igual doido, mas se fizer isso, queima reserva. É tipo trocar um problema por outro. Tô levando dinheiro em espécie e rezando.

Gente, ninguém acha estranho o Vance cancelar a viagem NO DIA DA REUNIÃO? Isso é claramente um blefe americano. Eles querem pressionar o Irã a aceitar mais condições. Se o acordo vai pro saco, o petróleo sobe, o dólar dispara (pq EUA é autossuficiente) e a China (que importa petróleo) se fode. É xadrez 4D. Aposto minhas fichas que o dólar vai a 102 até o fim do mês. :eyes: