Dólar sobe porque ninguém entende mais nada das negociações com o Irã – o caos virou safe haven

É meus queridos, enquanto o mercado de ações faz montanha-russa, o Dólar Index (DXY) resolveu dar aquela fortalecida. Fechou em alta de 0,3% aos 99,90. E o motivo? Aparentemente, a confusão reinante sobre a paz entre EUA e Irã tá fazendo o pessoal correr pro verde.

O cenário é o seguinte: de um lado, o Irã deu uma resposta dura à proposta de paz de 15 pontos dos americanos – rejeição feia, segundo fontes. Do outro, Trump e seu governo juram que as negociações continuam. Pra completar, a agência Tasnim soltou que o Irã já entregou a resposta formal e tá esperando Washington responder.

Trump postou de manhã que os iranianos estão “implorando” por um acordo. Aí, mais tarde, em reunião de gabinete, solta um “não sei se vamos conseguir, não sei se estamos dispostos a fazer”. Porém, depois do fechamento dos mercados, ele já anunciou que vai estender por 10 dias a suspensão dos ataques à infraestrutura energética do Irã – a pedido deles, segundo ele.

Resumo: o mercado recebeu um misto de “rejeição”, “talvez a gente faça”, “talvez não”, “mas por enquanto não vamos bombardear”. Resultado? Ninguém sabe se o conflito vai acabar ou escalar. E nessa incerteza toda, o dólar acaba virando o porto seguro.

Dólar forte, petróleo lá em cima, e a bolha tech entrando em correção. É o caos organizado. Seguimos observando.

TL;DR: Informações conflitantes sobre acordo de paz EUA-Irã deixam o mercado confuso. Dólar sobe como safe haven. DXY +0,3% aos 99,90.

DXY indo buscar os 100 de novo. Ninguém entende nada, a volatilidade tá uma beleza. O que importa é que o mercado está precificando caos, e o rei é o dólar. Quem tava comprado em real agora tá chorando.

Só pra entender: Irã rejeita, Trump diz que eles tão implorando, depois fala que não sabe se quer acordo, e aí libera mais 10 dias de trégua. É isso mesmo? Parece episódio de seriado. Mas o dólar sobe, então tá tudo de acordo com o roteiro.

Gente, a real é que enquanto esse ping-pong diplomático continuar, o petróleo não desce e o dólar se fortalece. Se o acordo não sair, o barril dispara de novo e a inflação volta com tudo. Se sair, o dólar pode dar uma aliviada. Mas com essas mensagens trocadas, ninguém aposta em nada.