🇸🇦 DOMINGO DE LUTO NA ARÁBIA: Tadawul cai 0,40% e varejo toma no lombo. Alguém avisa os sheiks?

Fala, meus consagrados! Enquanto a gente tava aqui vendo o hexa do vôlei ou chorando com o dólar, o mercado saudita resolveu fechar a semana (que pra eles começa hoje) no vermelho.

O índice Tadawul All Share, a nossa “Bolsa do Petrodólar”, desabou incríveis 0,40%. Sei que pra gente que tá acostumado com o Ibovespa andando de lado isso parece fichinha, mas lá é terra de sheik bilionário, então qualquer centavo faz falta.

Os vilões do dia foram os setores de Varejo, Seguros e Energia/Utilidades. Puxaram a briga pra baixo. Mas ó, nem tudo foi chororo: enquanto a maioria se lascava, umas ações específicas resolveram dar aquele foguetinho.

Os queridinhos do dia (os que subiram):

Saudi Fisheries Co. (6050): subiu 9,98%! É o peixe! Ação de pescaria bombando? Só pode ser porque o príncipe resolveu comer sushi hoje. :fish:

Tamkeen (1835): ganhou 3,99%. Recursos humanos? Contrataram meio mundo de funcionários novos.

National Metal (2220): subiu 3,78%. Metais em alta, provavelmente por conta da farinha do deserto.

Os moscas do dia (os que desabaram):

LIVA Insurance (8280): caiu 5,30%. Tá com seguro de quê, amigo? Se o negócio é vender seguro na Arábia, tão precisando de um seguro pro próprio seguro. :skull:

Jarir Marketing (4190): despencou 3,82%. Sim, a famosa loja de eletrônicos e livros de lá tomou pau. Povo parou de comprar iPad, aparentemente.

United Int Transport (4260): caiu 3,31%. Caminhão ficou sem gasolina? Ou será que o motorista foi demitido?

No placar geral, 190 ações caíram contra apenas 128 que subiram, e 22 ficaram no zero a zero. Ou seja, a maioria esmagadora tava no vermelho. Sinal de que o fim de semana dos árabes não foi bom.

E o resto do mundo?

Petróleo WTI caiu -0,12% (US$ 76,54) - nada demais.

Brent subiu +0,90% (US$ 80,05) - aí já fica a dúvida: pra que essa divergência?

OURO DESPENCOU 1,72%, caindo 73 dólares, indo pra US$ 4.172 a onça. Caralho, alguém deve ter achado uma mina inteira de ouro no quintal de casa hoje.

Câmbio parado: EUR/SAR em 4,30 e USD/SAR em 3,75. Dólar index nem mexeu. Árabe não gosta de volatilidade cambial, né?

Resumo do domingo: Se você tem ação de peixaria na Arábia, tá rico. Se tem seguro ou loja de celular, vai ter que vender o Camaro. Fiquem de olho, porque amanhã o petróleo pode virar de novo. :oil_drum::money_bag:

Irmão, Saudi Fisheries subir 10% num domingo é a prova de que o mercado é movido a emoção. O que será que aconteceu? Será que o príncipe herdeiro postou um story comendo um salmão? Pior que eu olhei o gráfico e ela tá em tendência de alta há meses. Vou comprar uns contratos dessa peixaria pra diversificar o portfólio de camelos. :two_hump_camel::chart_increasing:

Gente, o ouro caiu 1,72% HOJE? Isso é um absurdo! Alguém explica esse movimento? Normalmente o ouro sobe com crise, e a Arábia caindo deveria subir. Acho que é manipulação dos bancos centrais pra comprar barato antes da próxima guerra. Tô comprando ouro físico escondido no colchão. Daqui a 2 meses vão me chamar de gênio.

190 caíram contra 128 que subiram… isso significa que 60% das empresas tão no vermelho. E aí me vem o youtuber de finanças falar que “a Arábia é o novo hub de investimentos”. Só se for hub de prejuízo, porque até as empresas de transporte e energia (que deviam bombar com o petróleo) tão caindo. Esse mercado é esquema de pirâmide com areia.