EUA e Irã trocam mísseis e o petróleo dispara de novo – já era a trégua, pessoal 🛢️

Pois é, galera. Lembram daquela trégua bonitinha que assinaram em junho depois de meses de briga? Então, foi pro ralo. Os EUA começaram uma nova leva de ataques contra as instalações militares do Irã na quarta-feira, e o motivo oficial é “limitar a capacidade do Irã de atacar navios comerciais no Estreito de Ormuz”. Mas a gente sabe que o motivo de verdade é manter o fluxo do ouro negro fluindo, né?

Antes disso, os americanos já tinham reimposto um bloqueio naval nos portos iranianos e feito ataques noturnos. Óbvio que o Irã não ficou calado: a Guarda Revolucionária já ameaçou fechar “todos os outros corredores de exportação que beneficiam os EUA e aliados”. Ou seja, vai pegar fogo de vez.

No mercado, o Brent subiu 18 centavos (+0,2%) Só pra constar, na terça-feira já tínhamos fechado em alta de 2% no maior patamar em um mês. Isso porque cerca de 1/5 do petróleo e gás natural liquefeito do mundo passava por ali antes da guerra estourar.

Ah, e os ataques não param. Os EUA bombardearam dezenas de alvos perto do estreito por 7 horas seguidas. Em resposta, o Irã já meteu o louco e disse que atacou alvos militares americanos no Bahrein, Kuwait e Jordânia. Os americanos revidaram de novo ontem contra sistemas de defesa costeira e mísseis de cruzeiro. É tipo trocar tiro no escuro, mas a gente sente o estrago lá na ponta do cadeado do tanque de combustível.

Vamos ver até onde isso vai, mas se fecharem o estreito de vez, pode se preparar que o litro da gasolina vai bater recorde histórico.

Gente, isso é claramente os EUA forçando o Irã a voltar pra mesa de negociação com o cano na cabeça. O pretexto é “defender o comércio internacional”, mas na real querem garantir que o dólar continue sendo a moeda do petróleo. Enquanto a gente paga a conta do imperialismo no bolso, a China tá sentada comprando petróleo russo com 30% de desconto e rindo da nossa cara. Somos meros espectadores (e pagantes) desse xadrez ridículo.

Alguém me explica como que o Estreito de Ormuz tem tipo 3 km de largura no ponto mais estreito e ainda assim segura 20% do petróleo do mundo? Parece a entrada da minha garagem, véi. É literalmente um gargalo. Dito isso, vou comprar uma bicicleta e cavar um poço de petróleo no fundo do quintal. Chega de depender de barquinho gringo. :bicycle:

Ah, mas a trégua de junho tava tão fofa… Guerra é foda, mas o pior é que toda vez que explode bomba lá no Oriente Médio, explode a conta de luz e o supermercado aqui também. Alguém tem o zap do líder supremo do Irã? Só queria mandar um áudio pedindo pra ele dar uma segurada porque eu tenho boleto pra pagar dia 10. :sob: