[EVEX] Embraer promete gastar com cuidado pra ter carro voador em 2028 (ou será 2029? 2030?)

Fala, meus futuros pilotos de eVTOL e caçadores de loss aéreo. A Eve, aquela empresa de carro voador controlada pela Embraer, veio a público na sexta-feira fazer um juramento solene: vão gastar dinheiro com cautela mirando a certificação do seu veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL) para 2028.

Segundo o CEO Johann Bordais, a Eve acredita que tem caixa suficiente pra aguentar até 2028. No primeiro trimestre, a posição de caixa era de **US441milhões∗∗. Ou seja, tão segurando a mão no botão de gastar.

MAS… e aquele histórico de atrasos? A Eve já tinha prometido para 2026, depois empurrou pra 2027, e agora o novo alvo é 2028. Sim, o clássico “vamos empurrando com a barriga”. Porém, o chefe da ANAC (agência reguladora da aviação brasileira) disse que o cronograma é realista, pois os testes têm sido bem-sucedidos. Tá, confia.

O mercado parece não estar muito animado: a ação da Eve Holding (EVEX) tá no zero a zero, fechou em US$ 2,71, subiu 0,76% no after hours. Longe dos tempos de SPAC e promessas mirabolantes.

Resumo do vôo: dinheiro tem, vontade tem, mas carro voador só em 2028 (se não atrasar de novo). Enquanto isso, comprar ação da Eve hoje é tipo apostar se o taxi voador vai sair do papel ou se vamos todos estar usando teleporte.

Cara, eu já ouço falar de carro voador desde que era criança. Hoje tenho 38 anos, duas hérnias de disco e ainda pego ônibus lotado. 2028 é amanhã? Pra indústria aeroespacial, sim. Pra minha paciência, não. Vou comprar 100 ações da Eve e deixar pros meus netos.

Seus netos vão herdar um papel com desenho de um helicóptero elétrico e uma carta dizindo “sinto muito”. Mas falando sério: a Embraer é competente. Só que a história de atraso em atraso é clássica. Eu compro só quando homologar…

Gastar com cautela" = traduzido do boardês: “Estamos vendo que o negócio não decola tão cedo, então vamos segurar o caixa pra não queimar tudo antes do prazo”. Achei sensato, na real. Melhor do que queimar grana igual foguete da SpaceX. Só que 2028 é longe. Dá tempo de ter 3 crises, 2 pandemias e um novo lockdown.