Governo relança o Desenrola turbinado às vésperas da reeleição do Lula – agora com até 90% de desconto e 15 bi em garantias. Vai dar bom ou loss total? 💸

Fala, pessoal. O governo resolveu ressuscitar o programa de renegociação de dívidas Desenrola (aquele que veio em 2023) – só que agora no modo turbo, e bem a tempo da campanha do Lula pra outubro.

Os detalhes que saíram ontem:

Quem ganha até 5 salários mínimos pode renegociar dívidas com descontos entre 30% e 90%.

O governo vai meter até R$ 15 bilhões do Fundo Garantidor de Operações (FGO) como garantia.

A primeira versão (ate 2 salários mínimos) usou só R$ 1,8 bi e ajudou 15 milhões de pessoas. Agora a meta é 20 milhões de beneficiários.

O novo teto de renda é R$ 8.105 por mês.

O JPMorgan já saiu falando que os bancos vão conseguir recuperar o garantido e citou a Nubank como uma das principais beneficiadas, já que 15% dos clientes do roxinho estão dentro da faixa.

Pergunta que não quer calar: isso é política econômica legítima ou compra de voto descarada com dinheiro público? Os bancos vão realmente aceitar os descontos ou vão empurrar a perda pro fundo?

90% de desconto? Tô nem aí pra quem vai pagar a conta. Minha dívida no Nubank vai virar pó. Aceito, governo. Me chama de otário mas eu quero meu nome limpo de graça.

Ah, claro. Ano de eleição o santo milagreiro aparece. Desenrola 1 não resolveu nada, o povo ficou limpo por 3 meses e depois endividou de novo porque a base da economia é juro de agiota disfarçado de banco.

Só faltou falar que o FGO é abastecido com dinheiro do Tesouro, ou seja, todos nós pagamos a conta no final. Dívida perdoada pra um vira dívida pública pra outro. Impostômetro vai agradecer.