Governo suíço quer enfiar +US$ 26 bi no UBS... e as ações SOBEM? WTF?

Depois de engolir o Credit Suisse ano passado, o UBS tá levando um “abraço forte” do governo suíço: proposta PESADA de novas regras de capital. O banco precisaria de US$ 26 bilhões a mais de capital de alto nível (CET1). Detalhe: isso inclui reduzir uns US$ 8 bi em títulos podres (AT1), então o “rombo” líquido seria US$ 18 bi.

Resultado? As ações do UBS dispararam +3,5% hoje! :exploding_head:

O Banco Central Suíço (SNB) tá aplaudindo: diz que essas regras vão “fortalecer MUITO” o banco, reduzir risco de colapso e (melhor) tornar bailout governamental menos provável. Tradução? “Durma com um UBS menos apocalíptico, povão.”

Ações sobem com notícia de que o banco vai ter que GUARDAR MAIS GRANA? Alguém me explica a lógica, pq pra mim cheira a ‘alegrem-se enquanto não descobrem a conta’.

Traduzindo: o governo tá dizendo ‘nunca mais quero o cagasso de 2023’. Os US$ 18 bi líquidos são pesados, mas reduzem risco sistêmico. Mercado gostou porque sinaliza que o UBS NÃO VAI QUEBRAR (e quem tem ação dorme tranquilo). #CautelosamenteOtimista

Karma? O UBS comprou o concorrente na base do ‘too big to fail’ e agora leva uma regulação que é basicamente um colete de força dourado. Ironia: quem pagou o pato foi o AT1