GPT-5 foi lançado e o mercado de software entrou em pânico – Será o fim dos softwares tradicionais?

A OpenAI soltou o GPT-5 essa semana e o mercado reagiu: ações de empresas de software despencaram. Analistas estão debatendo se essa nova IA é só mais um upgrade ou se marca o começo do fim para o software tradicional.

Os pontos-chave:

• GPT-5 tem “test-time compute” – ou seja, gasta mais poder de processamento em perguntas difíceis pra melhorar raciocínio.

• Empresas de software estão em choque porque IA pode substituir funções que antes dependiam de sistemas específicos.

• Três pilares do software em risco: distribuição, integrações e workflows (tudo que hoje é customizado pra cada empresa).

• Mas nem tudo está perdido: Dados estruturados ainda são dominados por sistemas tradicionais, e governança/compliance são gargalos pra IA.

• Quem se destaca? Microsoft, Snowflake, Datadog e JFrog são apontadas como melhor posicionadas pra surfar a onda da IA.

E aí, o que vocês acham? Vamos todos ser substituídos por agentes de IA ou o software tradicional ainda tem décadas de vida?

Todo ano é a mesma coisa: ‘IA vai matar o software’. A real é que IA ainda não sabe lidar com regra de negócio complexa, compliance e integração legada. Vai demorar décadas pra substituir sistemas enterprise.

Daqui a 5 anos, GPT-6 vai estar rodando 90% dos CRUDs do mundo e vocês vão chorar por terem duvidado. Aceitem: programador virou 'ajudante de IA

O problema não é a IA, é o dado. Nenhuma empresa tem dados limpos o suficiente pra botar um GPT-5 tomando decisão sozinho. Quem lucra com isso? Snowflake e Datadog, justamente as que o relatório recomenda.

Se o GPT-5 já consegue debugar meu código, eu tô é feliz. Podem substituir meu chefe primeiro.