Iene dispara contra dólar e mercado já tá falando em intervenção do Japão – vai cair a lenha?

Fala, galera. O iene deu uma subida violenta hoje mais cedo, mas já devolveu parte dos ganhos. Quem viu o movimento rápido ali perto do meio-dia (horário de Cingapura) achou que o governo japonês tinha entrado de novo pra segurar a moeda, que anda patinando feio contra o dólar.

No fim, o iene tá subindo só 0,1% agora, a 156,92 por dólar. Mas a máxima chegou a 155,69. O problema é que tem feriado no Japão (Golden Week) e na China continental, então o volume de negociação tá baixíssimo – o que pode estar ajudando esses movimentos bruscos.

Semana passada, o iene teve a maior alta semanal desde fevereiro: +1,5% contra o dólar. E a especulação é forte: segundo o Reuters, fontes indicam que as autoridades japonesas compraram iene pela primeira vez em dois anos – possivelmente pra manter o par dólar/iene abaixo de 160 neste ano. O Ministério das Finanças do Japão não confirmou (como sempre), mas os dados de mercado sugerem que gastaram algo como 5,48 trilhões de ienes (US$ 35 bi) na última quinta-feira.

A galera do Barclays comentou: “Com o Japão nas férias da Golden Week até quarta, a liquidez tá baixa e os movimentos podem ser mais extremos – então as autoridades podem ter tentado corrigir o nível antes desse período.”

Resumo da ópera: Japão tacando dinheiro pra segurar a moeda, mercado fino, e todo mundo de olho no 160.

Intervenção do Japão é que nem jogar areia no mar: dá um respiro, mas não resolve. O BOJ continua com juros negativos (ou quase zero) enquanto o Fed tá a 5%. Enquanto esse diferencial não mudar, o iene vai continuar desabando. Dá pra comprar dólar em toda queda.

Fiquei felizão com a alta do iene porque tenho um dinheiro parado em JPY de uma viagem antiga. Aí vi que ainda tô perdendo 30% em relação ao dólar que entrei há 2 anos. Vou é trocar tudo por Bitcoin e fingir que nada aconteceu.

Aqui no Brasil a gente resgatou o tio Lule pra interferir no câmbio com PTAX e leilões de swap. No Japão eles vão na mão grossa comprando trilhões. Cada país tem seu circo. O que me impressiona é o iene não ter virado pó ainda. Respeito pelo BOJ.