🚀 INVESTIDA: SoftBank injecta US$ 2 Bi na Intel! Ações disparam +11%. Alguém mais tá de olho nisso?

Vi essa notícia agora há pouco e fiquei impressionado. Depois de anos se afundando e perdendo feio para AMD e NVIDIA, a Intel finalmente conseguiu um respiro.

Resumo da ópera:

A SoftBank, do Masayoshi Son, vai comprar US$ 2 BILHÕES em ações da Intel (NASDAQ: INTC) a US$ 23 por ação.

O papo é que a grana vai ajudar a Intel a construir fábricas de chips avançados nos EUA (provavelmente para tentar correr atrás do prejuízo na revolução da IA).

O mercado adorou a notícia: as ações dispararam mais de 11% no pré-mercado.

O governo americano (Trump) também parece estar envolvido nos bastidores, com um possível plano de virar acionista também, convertendo incentivos do “CHIPS Act” em participação acionária.

Isso é sinal de que a virada de jogo finalmente chegou? Ou é só um balão de oxigênio para uma empresa que já foi gigante? O que vocês acham?

Boa notícia, sem dúvida. Mas tem que ver onde isso vai parar. A Intel tá queimando caixa faz tempo e precisa de mais que US$ 2Bi para competir com a TSMC. Só o tempo vai dizer se foi um investimento genial da SoftBank ou um money pit.

Preço de US$ 23 por ação é abaixo do fechamento de ontem. A SoftBank conseguiu um desconto. Isso me cheira a “precisamos de dinheiro rápido e aceitamos a oferta que apareceu”. Não é tão bullish assim. O mercado está eufórico, mas a fundamentação da empresa não mudou da noite pro dia.

A parte mais importante pra mim é o interesse do governo. Se o Trump meter a mão e fizer a parada de virar acionista, isso vira uma questão de segurança nacional. A Intel vira uma too big to fail. Pode ser o empurrão que faltava. Stonks! :chart_increasing: