E aí, pessoal do r/investimentos e r/farialimabets! Os dados prévios do IPCA de janeiro começam a vir e o cenário é… bem misto.
Segundo uma Reuters Poll com 20 economistas, a inflação anual deve ter subido para 4,44% em janeiro (ante 4,26% em dezembro). A boa notícia? Ainda fica dentro do teto da meta do BC (4,50%) pelo 3º mês seguido.
No mês (jan/dez): alta estimada de 0,32%, puxada forte por:
Serviços de saúde (sempre né, meu plano não para de subir)
Cuidados pessoais (+1,38% na prévia mid-month). O povo gastando com protetor solar e skincare no verão tá pesando no índice, aparentemente.
Os dados oficiais do IBGE saem amanhã (terça). E aí, confiam nas projeções? Vai ser o suficiente para o BC cortar com força, ou vão fazer aquela “pouca vergonha” de 0,25 pp só?
O detalhe importante: apenas UMA das 20 estimativas estava acima do teto de 4,5%. O consenso é de inflação contida. Isso dá margem de sobra para o Copom cortar 0,50 pp em março sem medo. Se fizerem só 0,25 pp, é sinal de que estão vendo algo feio pela frente que a gente não vê.
Inflação de “verão” é a desculpa perfeita. Só esqueceram de mencionar o repique dos alimentos que sempre vem em fevereiro/março. Acho que o BC vai usar qualquer desculpa pra ser super conservador. Aposto em 0,25 pp no máximo, com comunicado duríssimo.
Enquanto isso, a poupança rendendo metade disso. Toda notícia de inflação “controlada” me dói, porque significa que meu dinheiro tá definhando em segurança. Hora de correr mais risco pra tentar acompanhar esse 4,5% ao ano.