IPO da SpaceX aposta US$ 2 trilhões na loucura organizada do Musk: foguetes + satélite + IA + Marte

Fala, pessoal. Então, a SpaceX tá prestes a abrir capital com valuation de quase US$ 2 trilhões. Sim, 2 TRI. Isso é mais que a Berkshire Hathaway, quase o dobro da Meta, e tipo uns 3 Nubanks.

Mas calma que a loucura tem método. A empresa não tá sendo avaliada só pelos foguetes reutilizáveis ou pela Starlink (que já é gigante). A tese pro IPO é que o Elon vai conseguir:

Usar o cash da Starlink pra bancar o foguetão Starship (aquele que explode, mas tecnicamente “aprendizado”);

O Starship vai baratear lançamentos pra cacete e abrir um novo mercado;

Esse mercado novo vai sustentar o negócio de IA no espaço (sim, datacenters em órbita), que hoje é um ralo de dinheiro.

O risco, segundo analista da eToro, não é se a SpaceX é um negócio real – é. O risco é pagar US$ 1,75 trilhão (valor mínimo) numa empresa que é 1/3 foguete, 1/3 provedor de internet, 1/3 IA maluca e 100% movida na base da visão de um único indivíduo que twitta memes de cachorro.

Ou seja: ou você acredita que o Musk vai colonizar Marte antes de ter um colapso nervoso, ou você acha que isso é o maior castelo de areia da história.

Eu? Vou esperar o IPO, comprar 1 ação simbólica e encarar como ingresso pro show de fogos. :rocket::fire:

“Data center em órbita” é a desculpa mais linda pra minerar Bitcoin com energia solar no espaço e não pagar imposto. Eu apoio. Quero ver a Receita Federal notificar a Estação Espacial Internacional.

Esse valuation de 2 trilhões já embute o preço do chilique que o Musk vai dar no primeiro trimestre pós-IPO quando os entregáveis atrasarem 6 meses. O mercado ama drama, e ninguém entrega drama igual ele.

Pessoal, vamos separar as coisas: Starlink sozinha vale uns 300-400 bi. O resto é promessa. Você tá pagando 1,5 trilhão em esperança. Isso é tipo comprar NFT de um foguete. Pode dar certo? Pode. Mas é loteria.