Libra e euro respiram um pouco pq o Irã resolveu fazer uma proposta pro Estreito de Ormuz – mas calma, amadores, os bancos centrais tão aí pra estragar a festa

Fala, meus consagrados. Segunda-feira preguiçosa, mas o câmbio deu uma animada. Tanto a libra quanto o euro subiram firme contra o dólar hoje – coisa de 0,2% cada, nada que vá pagar o churrasco, mas já é algo.

O motivo? Segundo o Axios, o Irã mandou uma nova proposta pra abrir o Estreito de Ormuz. Isso deu aquela levantada no apetite por risco, porque né, menos tensão = menos barril de petróleo a $200. O GBP/USD foi de 1,3505 a 1,3564, o EUR/USD ficou entre 1,1697 e 1,1751. Nada emocionante, mas melhor que ficar vermelho.

O analista do ING, Chris Turner (que deve ter tomado um cafézinho top), disse que o dólar começou a semana “meio na defensiva” porque os investidores tão tentando ver o copo meio cheio. E também porque o Departamentão de Justiça dos EUA largou de mão uma investigação criminal sobre uma reforma no Fed, o que desbloqueou a votação pro novo chair, o tal Kevin Warsh.

MAS não se emociona, não. O mesmo Turner fala: “calma, jovem, não persegue o dólar pra baixo não”. Petróleo ainda nas alturas, banco central ainda vai ter que lidar com inflação vindo aí. O DXY (índice do dólar) deve ficar na casa dos 98,50 hoje, que é segunda-feira morta.

O grande dia é quarta-feira: decisão do FOMC. Com energia lá em cima, inflação teimosa e consumo resiliente, o Fed precisa pisar em ovos pra não repetir a cagada de 2022. Vai dar tudo certo? Claro que não. Mas a gente segue operando, comprando na alta e vendendo na baixa como manda o manual do loss.

“Proposta do Irã” = eles vão abrir o estreito se os EUA devolverem os 2 milhões de barris que estavam no navio apreendido em 2023. Fonte: vozes da minha cabeça. De qualquer forma, libra a 1,35 é gain na certa (ou não, tô vendido).

Vc tá vendido? Eu tô comprado. Um de nós vai perder dinheiro. Esse é o verdadeiro espírito de farialima.

O Turner do ING mandou a braba: “não persegue o dólar pra baixo”. Traduzindo: se vc ficar comprando EUR/USD achando que a guerra acabou, o mercado vai te comer vivo na quarta-feira depois do FOMC. Lembra de 2022 quando o Powell falou “transitório” e o dólar foi pra lua? Quem tava comprado euro naquela época tá até hoje pagando agiota.