Lula do Brasil apoia ministro das Finanças, mas rejeita cortes de gastos direcionados aos pobres

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disse no sábado que está aberto a analisar as propostas de corte de gastos do ministro das Finanças, Fernando Haddad, mas enfatizou que os ajustes fiscais não seriam feitos às custas dos pobres.

Falando numa conferência de imprensa à margem da cimeira do Grupo dos Sete (G7) em Itália, o esquerdista Lula disse que gastos desnecessários devem ser evitados num contexto de pressão crescente dos investidores para que o governo reduza as despesas e equilibre as contas públicas.

“Haddad nunca será enfraquecido enquanto eu for presidente porque ele é meu ministro das Finanças, escolhido por mim e mantido por mim”, disse ele. “Se Haddad tiver uma proposta, ele vai me procurar esta semana para discutir economia. Quero deixar claro que não vamos fazer ajustes nas costas dos pobres”.

Seus comentários foram feitos depois que Haddad disse que estava focado em intensificar a agenda de cortes de gastos, citando áreas como salários públicos excessivos e benefícios ilegais.

A rejeição pelo Senado de uma medida contestada de aumento de receitas no início desta semana fez com que os preços de mercado despencassem em meio a preocupações crescentes de que Haddad estivesse perdendo influência em sua posição.

Lula também disse que a mídia menciona frequentemente o déficit fiscal do Brasil, mas ninguém fala sobre altas taxas de juros “em um país com inflação de 4%”.

“Pelo contrário, eles comemoram com o chefe do Banco Central em São Paulo. Mais uma vez, quem participa da comemoração deve estar lucrando com a taxa de juros”, disse.

O chefe do Banco Central, Roberto Campos Neto, nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, foi homenageado na segunda-feira na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e posteriormente participou de um jantar oferecido pelo governador do estado Tarcísio de Freitas, que é visto como um potencial candidato da direita para as eleições de 2026. corrida presidencial.