Ministro das Finanças do Japão não oferece pistas sobre intervenção à medida que o iene enfraquece

O ministro das Finanças japonês, Shunichi Suzuki, disse na sexta-feira que as moedas deveriam ser definidas pelos mercados, embora movimentos repentinos sejam indesejáveis, ao mesmo tempo que não sinalizou nenhum sinal claro de intervenção no mercado para reforçar o iene fraco, o que está a aumentar as contas de importação.

“As moedas devem refletir os fundamentos econômicos… Estou observando de perto os movimentos cambiais”, disse Suzuki aos repórteres, seguindo a linha oficial padrão.

“Não há mudança na minha visão sobre moedas desde (o que) afirmei anteriormente. Não há nada a acrescentar”, disse Suzuki.

Alguns participantes do mercado ficaram surpresos com a falta de determinação em evitar que o iene caísse além de 145 ienes em relação ao dólar. Uma quebra desse nível em Setembro passado desencadeou a primeira intervenção de compra de ienes do Japão em 24 anos.

“Fiquei surpreso com a falta de entusiasmo no comentário de Suzuki”, disse Daisaku Ueno, estrategista-chefe de câmbio da Mitsubishi UFJ (NYSE:MUFG) Securities. “Isso me fez pensar que as autoridades japonesas vão esperar até que o dólar atinja o nível mais baixo em 32 anos, perto de 152 ienes, para intervir.”

Persiste a especulação nos mercados cambiais de que as autoridades japonesas poderão mudar de rumo em relação ao iene fraco, concentrando-se em medidas de política fiscal, como a manutenção de um subsídio à gasolina para mitigar o impacto dos aumentos de preços nos consumidores.

As autoridades também afirmam que o iene mais fraco está a ajudar a atrair mais turistas estrangeiros, impulsionando o sector dos serviços.

Outra possibilidade era que o Japão não conseguisse obter a aceitação dos EUA numa intervenção de venda de dólares.

O iene tem estado numa posição fraca ultimamente, uma vez que os investidores aumentaram as apostas de que a Reserva Federal dos EUA poderia continuar a aumentar as taxas de juro, ou manter as taxas mais altas durante mais tempo, enquanto tenta controlar a inflação, enquanto o Banco do Japão mantém a sua política ultrafrouxa.

Os comerciantes estão atentos a quaisquer sinais de intervenção das autoridades japonesas para reforçar a moeda em dificuldades.

No entanto, as autoridades japonesas raramente intensificaram as advertências verbais desde o mês passado contra especuladores que tentavam vender o iene.

O iene fraco fez subir as facturas de importação de combustíveis e alimentos, privando as famílias do poder de compra e levando o Primeiro-Ministro Fumio Kishida a lutar por medidas para subsidiar os preços de retalho da gasolina e para mitigar os aumentos nas facturas de serviços públicos.

O Banco do Japão continua a ser uma exceção entre os bancos centrais globais com a sua política monetária frouxa, mesmo quando lentamente se afasta do controlo da curva de rendimentos.