Os 5 desafios econômicos que o Lula reeleito vai encarar (leitura obrigatória pra quem acha que é só festa)

A economia brasileira surpreendeu nos últimos anos, mas dívida crescente e problemas estruturais podem complicar o quarto mandato do presidente de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva, que começa em janeiro.

Aqui estão os cinco principais desafios econômicos que ele enfrenta:

:one: DÍVIDA NAS ALTURAS

A dívida pública brasileira disparou mais de 10 pontos percentuais durante o mandato atual do Lula, passando de 82% do PIB, elevando o custo do crédito. A causa raiz: anos de gastos obrigatórios crescentes, deixando menos de 8% do orçamento federal ajustável.

O Lula tem dado sinais fiscais mistos, às vezes descartando preocupações com a dívida como “bobagem”, enquanto argumenta que o crescimento econômico forte resolveria o problema. Sua equipe prometeu manter as regras fiscais atuais — que limitam o crescimento dos gastos e estabelecem metas de resultado primário — e sinalizou aperto.

Bater essas metas será mais difícil com a promessa de aumentar o salário mínimo acima da inflação, o que também eleva o custo das aposentadorias, depois de já ter aumentado benefícios sociais e prometido novos gastos.

:two: JUROS ALTOS E INFLAÇÃO TEIMOSA

Mesmo com a Selic a 13,75%, a inflação anual de 4,6% segue acima do teto da meta do Banco Central, de 1,5% a 4,5%.

O BC entregou o quinto corte consecutivo no mês passado diante de sinais de desaceleração, mas o mercado espera inflação acima da meta oficial de 3% até 2029.

O famoso “mercado não é o povo” kkkk. Enquanto isso o povo paga 13,75% no rotativo do cartão. A conta sempre chega.

Menos de 8% do orçamento é ajustável. OITO POR CENTO. Isso significa que o governo é refém de si mesmo: 92% do que arrecada já tá comprometido antes de começar o ano.

Qualquer presidente que prometer “mais gasto social” sem reforma estrutural tá só empurrando a conta pro próximo mandato. E o próximo mandato é esse agora.

Previsão: em 6 meses o governo vai anunciar “revisão da meta fiscal” e chamar de “realismo fiscal”. Em 12 meses, o mercado vai pedir Selic a 15%. Em 18 meses, alguém vai dizer que “ninguém previu” a crise. Marca meu comentário.