Pentágono acelera: chefe Hegseth diz que bloqueio dos EUA ao Irã vai ficar "global" – e que ninguém passa sem permissão da Marinha americana

Fala, pessoal. Notícia quente de sexta: o Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, soltou que o bloqueio que os americanos já fazem contra o Irã vai se tornar global. Nas palavras dele: “Nosso bloqueio está crescendo e se tornando global”.

A declaração completa: “Ninguém navega do Estreito de Ormuz para qualquer lugar do mundo sem a permissão da Marinha dos Estados Unidos.”

Até agora, segundo ele, 34 navios já foram barrados pela Marinha dos EUA no Estreito de Ormuz. E ainda disse que o Irã tem a chance de fazer um “bom acordo” com Washington.

Ou seja, os caras tão basicamente dizendo que vão controlar quem sai do Golfo Pérsico rumo a qualquer outro destino. E tão chamando isso de “bloqueio global”.

Fica aí a questão: isso é legal? É uma declaração unilateral de zona de exclusão naval? E como fica o resto do mundo (China, Índia, Europa) que depende do petróleo que sai dali?

O Irã já respondeu alguma coisa? Por enquanto só ouvi o barulho do silêncio… e do petróleo subindo.

Debaixo.

“Sem a permissão da Marinha dos EUA” – Tá, e quem deu esse direito pra eles? Conselho de Segurança da ONU? Ou é o famoso “pq temos porta-aviões e vcs não”? Puro suco de imperialismo.

Imagina a cara do capitão do navio iraniano: “Posso passar?” “Não.” “Mas eu só quero entregar petróleo pros meus amigos chineses.” “Disse não.” E o mundo aceita calado. Triste.

Galerinha, antes de chamar de absurdo, lembrem: os EUA já fazem isso há décadas com sanções e interceptações navais. A diferença agora é o discurso escancarado. Hegseth é linha-dura. O que me preocupa: “global” significa que vão tentar revistar navios em águas internacionais fora do Golfo? Isso é pirataria com grife.