Petróleo dispara 5% na semana por causa de briga no Estreito de Hormuz – e Trump ainda pede pra gente aceitar gasolina mais cara

Fala, pessoal. O petróleo finalmente deu uma respirada depois de duas semanas caindo e fechou a semana com alta de mais de 5%. O motivo? Aquele velho clássico: tensão geopolítica no Oriente Médio.

EUA e Irã tão trocando farpas feias sobre o controle do Estreito de Hormuz – o ponto mais estratégico do mundo pro transporte de petróleo. Os americanos tão dizendo que o estreito tá aberto pra navegação comercial, mas o Irã nega e mete o louco: “só abre se os EUA pararem com as hostilidades e descongelarem nossos ativos”. Basicamente, um joguinho de “quem pisca primeiro”.

E o mercado não gosta de incerteza. Resultado:

Brent (outubro) subiu 1,8%, fechando a US$ 88,60 o barril – alta semanal de 6%

WTI (setembro) subiu 1,4%, fechando a US$ 82,42 – alta semanal de 5,4%

Ou seja, se você tava com saudade do petróleo barato, pode esperar sentado.

Ah, e pra coroar, Trump fez um discurso em Nova York dizendo que o Irã tá sendo “muito mal derrotado” e que pretende declarar o Estreito de Hormuz “território dos EUA” em breve. Segundo ele, “vamos ter o bloqueio, nenhum navio passa se a gente não quiser”.

E a cereja do bolo? Ele pediu pros americanos aceitarem preços mais altos da gasolina como um “compromisso necessário” pra garantir que o Irã não tenha armas nucleares.

Resumo:

Tensão no estreito = oferta ameaçada = petróleo subindo

Trump querendo transformar o Golfo Pérsico em zona de conflito diplomático

Consumidor que se vire com o preço na bomba

A pergunta que fica: isso é estratégia de negociação ou caminho pra um confronto mais sério? E o mais importante: quanto vai ficar o litro da gasolina aqui no Brasil por tabela? :clown_face:

O Trump quer declarar o Estreito de Hormuz território dos EUA? Isso é tipo eu chegar no meu vizinho e falar que a garagem dele é minha. O cara tá jogando xadrez 4D ou só de birra mesmo?

Brent batendo US$ 88 e subindo. Quem comprou na baixa de duas semanas atrás deve estar felizão. Mas eu tô fora, mercado muito volátil com esse tanto de notícia maluca.

“Aceitem gasolina mais cara” – disse o bilionário que nunca abasteceu um carro na vida. Enquanto isso, aqui no Brasil a gente paga imposto em cima do imposto e o litro vai a R$ 7.