Petróleo sobe quase 3% pq as conversas de paz entre EUA e Irã emperraram de vez

Galera, segura na cadeira que o barril de petróleo resolveu decolar hoje. Subiu quase 3% porque as negociações entre EUA e Irã tão mais travadas que BRT em horário de pico. Os dois lados tão se bicando pelo Estreito de Ormuz e o negócio tá feio.

Brent subiu 3 pratas, fechando em $108,36 o barril — maior preço em três semanas. O WTI também deu um salto de $2,45, indo pra $96,85. Na semana passada, os dois já tinham disparado 17% e 13%, maior alta desde o começo da guerra.

O Trump meteu o louco no fim de semana: disse que o Irã que ligue pra ele se quiser conversar. Enquanto isso, o chanceler iraniano tá quicando que nem pinball entre Paquistão, Omã e Rússia, e nada de acordo. Os caras tão longe de se entender, seja sobre a parada nuclear ou sobre quem pode passar pelo estreito.

Aí um analista da PVM soltou a true: “Esse impasse diplomático significa que todo dia 10-13 MILHÕES de barris deixam de chegar no mercado global. Só tem um jeito pro preço do petróleo: PRA CIMA.”

Resumo da ópera: Irã fechou o estreito, EUA bloqueou os portas, e ontem só UM navio carregado de derivados conseguiu entrar no Golfo. Quer aprender a fazer trade de commodities? It’s too late baby, now it’s too late…

Mano, eu rindo aqui com meu carro 1.0 e pedalando na segunda. Libera o pré-sal logo, porra!

Alguém me explica por que o mercado surta toda vez que o Trump abre a boca? O cara falou “eles que liguem” e o petróleo já sobe. Parece torcedor de futebol com juiz.

Porque o mercado é movido a psicodelia coletiva e FOMO. Notícia ruim = sobe. Notícia boa = já tava precificado.