🛢️ Preço do petróleo deve ficar abaixo de US$ 60 em 2026, prevê Bank of America

Fala pessoal, trouxe aqui um resumo de um relatório pesado do Bank of America sobre o futuro do petróleo. A visão deles para 2026 não é muito animadora para quem aposta na commodity.

O resumo da ópera:

Contexto: 2025 foi um ano violento. O Brent caiu quase 20% e tá numa média de US$ 69, graças à combinação de guerra comercial EUA-China + guerra de preços da OPEC+.

Previsão para 2026: O BofA espera que o Brent tenha uma média de apenas US$ 60 e o WTI de US$ 57 no ano.

O Motivo: Um superávit iminente de 2 milhões de barris por dia. Por quê?

Demanda deve crescer 1 milhão de barris/dia.

Fora que a produção de países não-OPEC+ deve subir 0.8 milhão de barris/dia.

E a OPEC+ parece determinada a continuar brigando por market share, mantendo a torneira aberta.

Risco Geopolítico: O relatório adverte que a produção da Venezuela, Irã e Rússia é uma variável selvagem. Se houver interrupções, o cenário pode mudar.

Na prática, a menos que algo grande aconteça no front geopolítico, a pressão de baixa no preço deve continuar.

E aí, o que acham? O BofA tá sendo muito pessimista ou é a nova realidade?

Finalmente uma previsão de queda que me beneficia! Enquanto os acionistas da PETR4 choram, eu vou encher o tanque do carro e comemorar. É a lei do mercado: o loss de um é o gain do outro.

Cuidado com essa leitura. O relatório mesmo fala que os preços podem variar entre 60-82 dólares dependendo de geopolitica. Colocar uma média de 60 é uma coisa, mas a volatilidade vai continuar absurda. Qualquer problema no Estreito de Ormuz e essa previsão vai por água abaixo.

Isso só acelera a transição energética. Preço estruturalmente baixo do petróleo tira a competitividade de muitos projetos de energia alternativa, mas por outro lado sinaliza estagnação da commodity. Acho que é hora de reforçar posição em energias renováveis e elétricas.