Primeiro-ministro britânico Johnson testa positivo para COVID-19

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson testou positivo para coronavírus e se auto-isolou em sua residência em Downing Street, mas disse que ainda lideraria a resposta do governo ao surto acelerado.Johnson, 55, experimentou sintomas leves na quinta-feira, um dia depois de responder a perguntas na sessão semanal de perguntas e respostas do primeiro-ministro na câmara da Câmara dos Comuns do parlamento. Ele recebeu o resultado do teste positivo por volta da meia-noite.

"Eu fiz um teste. Isso saiu positivo ”, disse Johnson na sexta-feira em uma declaração em vídeo transmitida no Twitter. "Eu desenvolvi sintomas leves do coronavírus. Ou seja, temperatura e tosse persistente.“Não há dúvida de que posso continuar, graças à magia da tecnologia moderna, a me comunicar com toda a minha equipe principal para liderar a luta nacional contra o coronavírus”.

O ministro da Saúde, Matt Hancock, outro membro sênior da resposta do governo britânico, disse que também deu positivo e estava se auto-isolando em casa com sintomas leves. O principal consultor médico do governo também disse que tinha sintomas.

Johnson é o primeiro líder de uma grande potência a anunciar um resultado positivo para o coronavírus. O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau entrou em isolamento no início deste mês depois que sua esposa deu positivo para o vírus.
O presidente dos EUA, Donald Trump, e a chanceler alemã, Angela Merkel, foram testados, até agora com resultados negativos.

Johnson presidiu uma reunião do governo sobre o coronavírus na manhã de sexta-feira por teleconferência.

Seu vice designado é o ministro das Relações Exteriores Dominic Raab. Não ficou claro imediatamente qual era o plano de contingência se os ministros seniores estivessem incapacitados.

A Grã-Bretanha registrou mais de 14.500 casos da doença e o número de mortos subiu para 759 na quinta-feira à tarde, quase um terço em 24 horas. Este é o sétimo número mais alto de mortes oficiais no mundo, depois da Itália, Espanha, China, Irã, Estados Unidos e França.

MODERNA ABORDAGEM ANTECIPADA

O coronavírus é a pior crise de saúde global desde a epidemia de gripe de 1918. A Grã-Bretanha, que possui a quinta maior economia do mundo, adotou inicialmente uma abordagem para conter a propagação da doença que era modesta em comparação com países europeus como a Itália.

Mas Johnson mudou de rumo e impôs controles rigorosos depois que as projeções mostraram que um quarto de milhão de pessoas poderia morrer. Na segunda-feira, ele proibiu os britânicos de deixar suas casas por todos os motivos não essenciais, efetivamente fechando grande parte da economia.

Agora ele também está isolado.

Estou trabalhando em casa. Estou me isolando ”, disse Johnson.

Não estava claro onde ele estava infectado ou como os funcionários e ministros precisariam se isolar após dezenas de reuniões diárias, incluindo entrevistas coletivas, em Downing Street.

Johnson apareceu pela última vez em uma entrevista coletiva na quarta-feira, ladeada pelo principal consultor científico do governo, Patrick Vallance, e pelo chefe médico da Inglaterra, Chris Whitty. O evento foi encerrado, com jornalistas fazendo perguntas por link de vídeo.

Um porta-voz disse que, no momento em que Johnson sentiu os sintomas, tomou medidas para evitar contato próximo, acrescentando que os ministros precisariam se auto-isolar se desenvolvessem sintomas.