Quais são os principais riscos de se investir em ETF e como evitá-los?

Olá pessoal. Estou muito interessada em ETF e gostaria de saber mais a respeito de como lidar com os momentos de baixa no mercado de ETF? Quais estratégias adotar? Como se defender? Este tipo de informação. Muito obrigado.

Olá Ana. Você tem muitas maneiras de lidar com o mercado em baixa de forma a proteger seu capital. As quatro principais formas de enfrentar um período de baixa são vender seus ETF’s, realocar ativos, fazer um rodízio de setores dos quais seus ETF’s são compostos e utilizar hedge. Eu particularmente tendo a realocar ativos.

Oi Márcio. O que exatamente você quis dizer com fazer um rodízio de setores?

Oi Ana. É uma estratégia de investimento que têm como premissa que os setores da industria seguem um ciclo econômico bem definido expansão, ápice, contração e recessão. Estes ciclos diferem no tempo e no espaço entre os setores da industria abrindo oportunidades para se diminuir as perdas e até mesmo ter uma boa rentabilidade em momentos de economia fraca, basta estar investindo no setor certo.

Oi Ana. As opções são estas expostas pelo Márcio. Vou detalhar um pouco mais cada uma delas. Acho que isto irá lhe ajudar a entender melhor como se defender em momentos de baixa.

Vender:

  • Qual a sua tolerância a perdas? Você tem isto bem estabelecido? Seus ativos chegaram no patamar estabelecido? Simplesmente venda. O remédio pode ser amargo, mas é muito salutar.
  • Abuse da stop order (porcentagem/ valor absoluto / volatilidade …).

Realocação de ativos:

  • Seu portfólio realmente reflete sua tolerância a riscos? Não? Mude.
  • Reduza sua exposição a setores ou classe de ativos que tradicionalmente vão mal em momentos econômicos adversos.
  • Preencha seu portfólio com ETF’s condizentes com a sua estratégia e o momento do mercado.

Hedge:

  • ETF’s específicos de um setor ou index proporcionam diferentes maneiras de se utilizar hedge. Diversifique.