Rupia indiana dá uma recuperada depois que chefe do RBI solta um “vou intervir mais sim, tá?”

Pois é, galera. Depois da rupia quase bater 97 por dólar na semana passada — lá nas profundezas do submundo cambial — ela resolveu dar aquela respirada hoje (segunda). Caiu 0,5% e foi pra 95,70.

O que salvou? Primeiro, o governador do Banco Central da Índia, Sanjay Malhotra, falou pro jornal Mint que a rupia tá subvalorizada e que o banco vai fazer “tudo o que for necessário” pra evitar mais desvalorização. Basicamente, ele mandou a real: se quiser mexer com a rupia, vai ter que mexer com a gente.

Segundo, o petróleo deu uma aliviada porque tem conversa de paz entre EUA e Irã. Como a Índia importa petróleo pra caramba, preço alto sempre fode a rupia. Aliás, desde o começo da guerra, a rupia desabou uns 6% — uma das piores moedas do mundo.

E aí já tinha gente especulando se o RBI ia subir juros pra segurar a queda. Mas o Malhotra cortou o barato: nada de juros mais altos, por enquanto.

Resumo: rupia respirou, banco central mostrou os dentes, petróleo colaborou. Mas até quando? :eyes:

Fazer tudo o que for necessário" = imprimir mais rupia? Ou segurar o câmbio na base da porrada? RBI é o novo MCU? kkkk

Se for imprimir, aí sim que a rupia vai pro saco de vez. O governador não é tãaaaão burro assim… eu acho.

Olha a paz EUA-Irã salvando a rupia kkkkk Quem diria. Mas se o acordo durar mais de duas semanas eu vou ficar chocado.