Fala, pessoal. Quem achou que a recuperação pra cima dos $64k ia segurar, senta aqui que tenho más notícias.
O Bitcoin tá caminhando firme e forte pra fechar a SEMANA NO VERMELHO. Nesta sexta, o BTC caiu 1,7% e foi negociado ali pelos $62.835. Na semana, o saldo é de perda de ~1,2%. Não é um tombo brutal, mas é aquele sangue-frio que ninguém pediu.
E por que a gente tá nessa? Três fatores principais:
O Fed hawkish (juros, meus amigos): O Federal Reserve deu mais sinais de que não vai baixar os juros tão cedo. Isso azedou o apetite pra qualquer ativo de risco (leia-se: cripto, tech stocks, etc.). Altcoins tão sofrendo junto, tudo no vermelho.
Instituições dando manutenção: Pelo SEXTO mês consecutivo, os institucionais estão DUMPANDO os ETFs de Bitcoin à vista. O bom é que o ritmo de saída até desacelerou, mas o fato de ter saída ainda mostra que o interesse tá fraco. Parece que o dinheiro grande preferiu correr pros braços da Inteligência Artificial (IA) porque “os fundamentos são mais claros”. Sim, o mercado prefere a Nvidia do que o BTC agora. Triste, mas real.
O CAOS GEOPOLÍTICO (e olha que é pior do que parecia): Lembram das negociações EUA-Irã na Suíça que eu comentei no post passado? CANCELARAM! A Suíça confirmou que a reunião de hoje não vai rolar. O Irã simplesmente NÃO MANDOU a delegação, e o VP americano JD Vance (que ia liderar a parada) também deu no pé. Isso aconteceu logo depois de assinarem um MoU de 14 pontos pra reabrir o Estreito de Ormuz. Ou seja, os 60 dias de negociação sobre o programa nuclear iraniano já começaram com o pé esquerdo (e com falta de comparecimento).
Resumo da ópera: O cenário melhorou? Não. Piorou? Também não, só ficou mais confuso. Enquanto isso, o BTC fica nesse range infernal. Vai segurar os $62k ou vamos testar os $60k no fim de semana? Se o vôlei de notícias continuar assim, o jeito é desligar o PC e ir beber.