Trump descarta medo de guerra comercial; China adverte sobre caos no mercado

O presidente dos EUA, Donald Trump, rejeitou na terça-feira as preocupações com uma prolongada guerra comercial com a China, apesar de um aviso de Pequim de que a decisão de Washington de rotulá-lo como manipulador de moeda levaria ao caos nos mercados financeiros. Trump, que anunciou na semana passada que iria cobrar uma tarifa de 10% sobre os US $ 300 bilhões em importações chinesas a partir de 1º de setembro, twittou que “enormes quantidades de dinheiro da China e de outras partes do mundo” estavam entrando na economia dos EUA.

Ele também prometeu ficar ao lado dos agricultores americanos em face da retaliação chinesa. A China suspendeu as compras agrícolas dos EUA e aumentou o espectro de tarifas adicionais nos produtos agrícolas norte-americanos. Os agricultores dos EUA, um eleitorado político fundamental para Trump, estão entre os mais atingidos na guerra comercial. Os embarques de soja, a exportação de produtos agrícolas mais valiosa dos EUA, para o principal comprador da China caíram para uma baixa de 16 anos em 2018.

Enquanto Trump minimizou as perspectivas da disputa comercial, o presidente do Federal Reserve Bank de St. Louis, James Bullard, disse que o banco central dos EUA pode estar preso a um ambiente de comércio global volátil durante anos. “Eu acho que a incerteza do regime comercial é simplesmente alta no ambiente atual”, disse Bullard em um almoço do National Economists Club. “Eu não espero que essa incerteza se dissipar nos trimestres e anos à frente.”