🔥 trump mete o louco e ameaça “destruir” o irã com 1.000 mísseis! eai, vai ter guerra mundial?

Fala, cambada! Acordei hoje, fui tomar meu café e me deparo com o Tio Trump pagando de vilão de filme de ação no Truth Social (o Twitter paralelo dele).

Resumo da ópera: o cara mandou um “Os mísseis já estão travados e prontos”, dizendo que se o Irã tentar assassinar ele, os EUA vão “aniquilar completamente” o país. Sim, ele usou a palavra “decimate” (que na tradução livre é tipo “transformar em pó”). E não para por aí: ele falou em 1.000 mísseis na primeira leva, e mais milhares depois. É, o negócio é sinistro.

Mas calma, tem contexto (simplificando pra gente):

A treta: Os EUA tão exigindo que o Irã pare de atacar navios comerciais e mantenha o Estreito de Ormuz (o duto do petróleo) aberto pra geral. Se não fizer, eles querem sentar pra negociar o programa nuclear, mas tão colocando pressão mássima.

A resposta do Irã: Os mulás tão putos. O ministro das relações exteriores de lá acusou os EUA de furar o acordo de trégua (assinado mês passado) porque meteram novas sanções. O chefe do parlamento deles já avisou: “Tamo pronto pra defesa total se vocês vacilarem”. Ou seja, ninguém quer baixar a bola.

A diplomacia correndo contra o tempo: Enquanto o Trump berra, o chanceler iraniano foi correndo pra Omã tentar apagar o incêndio. Qatar e Paquistão tão de conselheiros amorosos tentando manter o diálogo vivo.

E não para no Irã: Os EUA também mandaram uma galera do comando central (CENTCOM) pro Líbano. Vai ter conversa com Israel em Roma semana que vem pra discutir a retirada israelense do sul do Líbano. Parece que vão testar uma “zona piloto” de saída nos próximos dias.

TL;DR (Muito longo, não li):

Trump quer meter o terror no Irã com bombas se tentarem matar ele. Irã tá armando a trincheira. Todo mundo correndo pra tentar resolver na conversa enquanto os navios de guerra se ajeitam no mar. Segura a carteira e a ansiedade porque o petróleo pode disparar a qualquer momento. :fuel_pump::skull:

Isso é puro teatro geopolítico. O Irã nunca vai tentar assassinar ele abertamente agora porque sabe que é a desculpa perfeita pros EUA estourarem tudo. É o clássico “grita pra negociar melhor”. Dito isso, se explodir Ormuz, adeus gasolina a R$ 6,00. :sob:

Alguém avisa o mercado de petróleo? Se isso virar guerra generalizada, o WTI vai pra US$ 120 fácil. Tirem tudo do dólar e comprem ouro, que o negócio vai ficar feio. Alguém me dá um calmante? :anxious_face_with_sweat:

Trump falando em 1.000 mísseis é igual eu falando que vou comer 1.000 coxinhas. É intimidação pura. Lembra quando ele mandou matar o Soleimani em 2020? Fez a festa e depois ficou tudo na mesma. É mais fogo de palha do que guerra real. Confia no pai que o Irã não vai atacar ninguém agora.