Então, meus caros degenerados financeiros, o cenário hoje é de puro caos. O ouro à vista tomou um pau de 2,7%, fechando em $4.328/oz, e os futuros não ficaram atrás, caindo 2,4% pra $4.375/oz. E o grande vilão? O dólar, que resolveu bombar por causa de dois fatores: petróleo nas alturas e um surto coletivo no mercado de bonds.
Aí você me pergunta: “Mas por que o petróleo tá subindo?” Meu amigo, porque EUA e Irã resolveram voltar a se estranhar FEIO. Depois de um tempinho de falsa paz, os americanos meteram ataques contra a Guarda Revolucionária Iraniana em Qeshm e Hormozgan. Detalhe: segundo os iranianos, acertaram até alvos não-militares (spoiler: isso sempre dá merda).
E não para por aí. Os cara ainda acusaram os iranianos de colocar minas no Estreito de Hormuz (porque, claro, o que poderia dar errado?), os EUA responderam com “ações limitadas e precisas” (leia-se: bombas), e o Irã revidou atacando bases americanas na Jordânia. O Trump já foi logo dizendo que os ataques de hoje foram represália a isso tudo.
Resultado: Brent subiu 5,1% pra $95,13 o barril e o WTI passou dos $90 pela primeira vez desde junho. E com isso, os yields dispararam, o mercado de títulos entrou em pânico com inflação e dívida fiscal, o dólar foi pra lua e o ouro, que normalmente é o porto seguro, tomou no cu porque o dólar forte pesa mais que a demanda por proteção.
Resumo da ópera: se você tava comprado em ouro, hoje você tá chorando no banho. Se tava comprado em petróleo, tá bebendo champanhe. E se tava em bonds… bem, meus pêsames.