Ual, ouro despencando 2% e o dólar voando – o que tá pegando?

Então, meus caros degenerados financeiros, o cenário hoje é de puro caos. O ouro à vista tomou um pau de 2,7%, fechando em $4.328/oz, e os futuros não ficaram atrás, caindo 2,4% pra $4.375/oz. E o grande vilão? O dólar, que resolveu bombar por causa de dois fatores: petróleo nas alturas e um surto coletivo no mercado de bonds.

Aí você me pergunta: “Mas por que o petróleo tá subindo?” Meu amigo, porque EUA e Irã resolveram voltar a se estranhar FEIO. Depois de um tempinho de falsa paz, os americanos meteram ataques contra a Guarda Revolucionária Iraniana em Qeshm e Hormozgan. Detalhe: segundo os iranianos, acertaram até alvos não-militares (spoiler: isso sempre dá merda).

E não para por aí. Os cara ainda acusaram os iranianos de colocar minas no Estreito de Hormuz (porque, claro, o que poderia dar errado?), os EUA responderam com “ações limitadas e precisas” (leia-se: bombas), e o Irã revidou atacando bases americanas na Jordânia. O Trump já foi logo dizendo que os ataques de hoje foram represália a isso tudo.

Resultado: Brent subiu 5,1% pra $95,13 o barril e o WTI passou dos $90 pela primeira vez desde junho. E com isso, os yields dispararam, o mercado de títulos entrou em pânico com inflação e dívida fiscal, o dólar foi pra lua e o ouro, que normalmente é o porto seguro, tomou no cu porque o dólar forte pesa mais que a demanda por proteção.

Resumo da ópera: se você tava comprado em ouro, hoje você tá chorando no banho. Se tava comprado em petróleo, tá bebendo champanhe. E se tava em bonds… bem, meus pêsames.

Mano, eu comprei ouro na alta achando que ia ser a proteção contra o caos geopolítico kkkkkkkkkkkkkk que piada. O dólar sobe e o ouro desce, faz todo sentido. Venderam a proteção pra comprar risco, pqp.

Alguém ainda acredita em ouro como hedge? Só se for hedge contra sanidade mental. Com esse yield subindo, ouro perde atratividade total. Só segura se tiver planos de fazer joia.