Warsh no Jackson Hole falou – e o dólar disparou

Família, o verdao americano tá voando hoje. O índice DXY bateu quase duas semanas de alta depois que o chefão do Fed, Kevin Warsh, subiu no palco do simpósio de Jackson Hole e mandou um discurso que o mercado inteiro interpretou como H-A-W-K-I-S-H.

Traduzindo: ele disse que as tendências de inflação subjacente não melhoraram “de forma significativa”. Pronto. Foi o que bastou pros traders aumentarem as apostas num aumento de juros em setembro. Resultado? O índice do dólar subiu 0,5%, chegando a 99,65 – maior nível desde 18 de agosto.

E olha que a semana já tava sendo boa: o dólar acumula alta de quase 1% no período, apagando todas as perdas da semana passada (aquela que teve o pânico com a venda de títulos do Tesouro americano, lembram?).

O discurso do Warsh foi um verdadeiro highlight: ele falou de IA, de forward guidance, de condições econômicas atuais… mas o que pegou mesmo foi a parte em que ele praticamente deu um tapa na mesa e disse: “foco em estabilidade de preços, pessoal”.

E pra piorar (ou melhorar, pros que tão comprados em USD), o cenário do Fed tá um caos: inflação teimosa, petróleo lá em cima por conta do rolê EUA-Irã que não acaba nunca, e aquele dado decepcionante de payrolls que saiu mês passado. Tanto que três presidentes regionais do FOMC já discordaram da decisão de julho de manter juros parados. Ou seja, o comitê tá rachado.

Resumo do post: Warsh falou, o mercado ouviu, e o dólar foi pra lua. Quem tava comprado comemora; quem tava vendido tá no choro.

Warsh simplesmente entrou, cuspiu fatos e saiu. O mercado deu swap rates a 60% pra setembro em 5 minutos. Se ele tivesse dito ‘we’re ready to hike’, o DXY ia a 101 na hora.

Cara, todo mundo falando de dólar forte, mas eu só quero saber quando é que o real vai parar de desabar. Tô com viagem marcada pra Orlando e cada dia o dólar sobe mais. RIP meu orçamento.